Serviço ajuda na contratação de trabalhador autônomo em Alagoas

Serviço ajuda na contratação de trabalhador autônomo em Alagoas

Uma intermediação da Casa do Trabalhador Autônomo (CTA) é o suficiente para movimentar uma cadeia produtiva que continua relevante no Estado. Desde 2010, os prestadores de serviços temporários de Maceió contam com a oportunidade de fidelização no projeto da CTA, que envolve a capacitação do profissional junto à prospecção de clientes em potencial de forma gratuita. A casa conta com mais de 500 trabalhadores habilitados em 15 profissões e cerca de 150 atuando.

O projeto nasceu de um levantamento realizado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq), onde foi registrada alta demanda por profissionais temporários qualificados e de prestadores desses serviços com dificuldade para encontrar trabalho. Entre os serviços oferecidos, estão os de faxineira, auxiliar de cozinha, cuidadora de idosos, encanador, pedreiro e animador de festas, entre outros.

O superintendente de Emprego e Relações do Trabalho, Marcus Vilela, lembra que apesar do mapeamento já realizado, o próprio trabalhador autônomo pode entrar em contato com a CTA. “Assim que o cadastro é realizado, acompanhamos esse profissional e fazemos um histórico. Durante essas etapas, um perfil do profissional é traçado, aliado a uma análise de empregos e todo o suporte que ele precisar dali em diante”, explica.

Quando são considerados aptos para atuação, esses profissionais são inseridos em um banco de dados da Casa. Eles passam não só a atender ao público em geral, mas também podem ser capacitados. A CTA articula anualmente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), cursos profissionalizantes.

Suporte da CTA garante segurança ao cliente

O cliente pode entrar em contato com a CTA pelo telefone 0800 2821 882 e ser informado dos preços dos serviços pré-estabelecidos por tabela. Acertada a negociação, esse cliente recebe uma senha, que o profissional agendado para o serviço deverá apresentar ao chegar à sua residência, junto a um crachá de identificação, como medida de segurança.

Entre os beneficiados com o trabalho, está a diarista Edilma da Silva. Aos 39 anos, ela está cadastrada no sistema da CTA, e há três anos, encontrou no programa uma oportunidade de garantir uma renda para a família. “A procura por emprego é grande, mas no CTA, muitas pessoas como eu conseguiram trabalho”, salienta.

Segundo ela, o acompanhamento feito pelos profissionais da Casa fez a diferença nesse processo. “Foi importante não me sentir sozinha nessa busca. Lá eu fui orientada sobre como lidar com os clientes, e até depois das atividades recebemos um retorno, isso é importante para que o nosso serviço seja sempre de qualidade”, avalia.

Essa preocupação em entregar um bom trabalho é o segredo para conquistar o cliente, explica Edilma. “Quando eles gostam do nosso serviço, indicam para outros conhecidos e isso só contribui para que a nossa clientela aumente. Isso faz a diferença, já que trabalhamos por demanda”, explica.

Em breve, pessoas como Edilma – fidelizadas à CTA – vão poder contar ainda com uma linha de crédito que está sendo elaborada junto à Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. “É importante gerar condições para que essas pessoas possam investir no trabalho delas. Pouco a pouco eles vão concluir o fim dessa cadeia, passar a caminhar com as próprias pernas e daremos oportunidade a outros que ainda estão começando”, explica o superintendente de Emprego e Relações do Trabalho, Marcus Vilela.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate