Cenário tecnológico alagoano é destaque no mercado nacional

Cenário tecnológico alagoano é destaque no mercado nacional

Na sociedade da informação, as ferramentas tecnológicas fazem parte da vida de todos, e cada nova ferramenta expande infinitas possibilidades. Alagoas não fica acompanha essa realidade, aliás, nunca se falou tanto em tecnologia como agora. O Estado além de investir de diversas maneiras no setor público, tem conquistado destaque no cenário nacional por também incentivar e apoiar empresas do setor privado.

Uma pesquisa do IBGE, divulgada em 2013 sobre acesso à internet e telefonia celular constatou que Alagoas foi o estado que mais avançou em inclusão digital, aumentando em mais de 400% o volume de conectividade à rede mundial de computadores. Para se ter uma ideia do significativo avanço, em 2005, apenas 7,6% dos alagoanos tinham acesso à internet. Em 2011, este número aumentou para 34,3%. A média de acesso no Nordeste é de 25,1%.

O crescimento nacional foi de 143,8% enquanto o de Alagoas, muito superior a esta média, foi de 400,3%, graças aos investimentos dos últimos anos.

Abaixo alguns exemplos dessa realidade:

Aplicativos de Alagoas para o mundo

Daniel Amaral montou sua empresa de tecnologia com mais dois amigos há quase dois anos e desde então, trabalham numa equipe que totaliza apenas cinco pessoas e mesmo assim, a partir de sua criação, coleciona prêmios. Essa é uma característica marcante das jovens empresas de startaps: alta produtividade, inovação, grande número de clientes e geração de lucros em pouco tempo, tudo isso a baixo custo.

“Não esperava alcançar o sucesso de maneira tão rápida. Setor público e privado trabalharam duro para conquistar o reconhecimento no território nacional. Hoje somos respeitados”, diz Daniel.

Entre os aplicativos premiados está o Crowdmobili, que serve para medir o nível de experiência do usuário com as operadoras de telefonia, e ganhou prêmio RioInfo 2013, maior evento de TI do Brasil. Para este e outros eventos, contaram com a ajuda do governo do Estado.

Outro aplicativo de destaque é o “Clássicos da literatura” que apresenta obras de escritores brasileiros aclamados como Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade. Além deste, o “Proteja Brasil” foi criado em parceria com a Unicef e Governo Federal para ajudar na proteção dos direitos da criança e adolescente.

O “Icons Brasil” criado pela empresa de Daniel também foi reconhecido e eleito pela Black Berry como o melhor para a Copa do mundo que o Brasil sediará.

Parque Tecnológico de Alagoas

Este ano as cidades de Arapiraca e Batalha ganham Polos Agroalimentares que vão atuar no desenvolvimento biotecnológico das cadeias produtivas de hortifruti, mandioca e leite. As obras fazem parte das ações estratégicas da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) de Alagoas para o interior do Estado, contribuindo com pesquisa e inovação para melhoramentos na produção, desenvolvimento de produtos, fundando assim, um centro de excelência no setor, gerando competitividade e consolidando-se como mais um elemento para atração de novos negócios para a região.

“O governador Teotonio Vilela Filho está investindo em projetos estratégicos que colocam a Ciência e Tecnologia no foco das decisões, sendo uma parceira no desenvolvimento de Alagoas, contribuindo para a integração dos setores, socializando ações de interesse coletivo, fomentando e buscando soluções para os desafios postos nas áreas sociais e econômicas do Estado”, afirmou o secretário de Secti, Eduardo Setton.

Os dois polos fazem parte do Parque Tecnológico de Alagoas, que tem o objetivo de promover o empreendedorismo inovador em Alagoas visando a criação e o crescimento de empresas de base tecnológica e de empreendimentos sociais, através da apropriação dos conhecimentos tecnológicos gerados nas instituições de planejamento e desenvolvimento e da inserção de produtos, serviços e processos no mercado contribuindo para o desenvolvimento de Alagoas e do país.

Com obras previstas para o início de abril de 2014, a sede do Parque Tecnológico de Alagoas será em Maceió, no bairro de Jaraguá, e ficará responsável pela gestão dos Polos Tecnológicos de Polo Agroalimentar de Batalha, Polo Agroalimentar de Arapiraca, Polo de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços e o Polo da Química, do Plástico e Materiais, criando um ambiente favorável e dedicado à realização pela de seus objetivos no apoio à inovação.

Internet e tablets nas escolas

Através do “Projeto Wi Fi nas escolas”, a inclusão digital está dentro da sala de aula e atualmente beneficia mais de cento e cinquenta escolas no território estadual. Dessa forma, jovens alagoanos tem acesso às possibilidades dadas pela tecnologia, porém de uma forma organizada e orientada para que possa levar a um efetivo aprendizado.

De acordo com a diretora da escola Rosalvo Lobo, Adriana Dantas, “o uso da internet é uma ferramenta pedagógica, estritamente voltada para a educação dos alunos e para isso funcionar, fazemos o monitoramento por meio de horários determinados para não atrapalhar as aulas”.

Além do wi fi, os professores da rede pública vão receber tablets. “Esse item será bastante utilizado e por meio deles, o cotidiano pedagógico será aprimorado, os alunos só tem a ganhar com a utilização dessa ferramenta na educação” diz a professora de história também da Rosalvo Lobo, Geruza Coelho.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate