Programa Mulheres Mil é tema de reunião na Semtabes

Programa Mulheres Mil é tema de reunião na Semtabes

O programa Mulheres Mil. Esse foi o assunto de reunião entre a secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, e integrantes da Secretaria de Estado de Articulação Social (Seas), da Federalagoas e do Instituto Federal Tecnológico de Alagoas (Ifal). O encontro aconteceu na sede da Semtabes.

O Mulheres Mil integra o Brasil Sem Miséria, do governo federal. Executado em Alagoas pelo Ifal, trata-se de um programa de desenvolvimento que trabalha a relação das mulheres em situação de vulnerabilidade social com a comunidade em que vivem, não apenas no que se refere o trabalho, como também no tocante à autoestima e à convivência familiar.

As potencialidades produtivas também são trabalhadas pelo Mulheres Mil. O trabalho pode tanto auxiliar essas mulheres a se organizarem em associações e gerarem renda complementar como, também, trabalhar sua absorção pelo mercado de trabalho.

Durante a reunião, a secretária foi convidada a participar de um evento que será realizado nos próximos meses, com a participação dos municípios alagoanos que contam com o programa. A Prefeitura de Maceió se torna uma das parceiras do Ifal no programa Mulheres 1000, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária.

Como fruto dessa parceria, através do Arranjo Produtivo Local (APL) na área de movelaria, de Maceió e Grande Maceió, uma oficina será realizada no próximo mês, para capacitar mulheres interessadas em exercer o ofício de marcenaria. “A intenção é atender à demanda do empresário desse setor, que tem passado por dificuldade para encontrar mão-de-obra. Copiando o que acontece no setor da construção civil, a marcenaria tem procurado as mulheres, que têm se adequado ao perfil desejado”, explicou a coordenadora do APL de movelaria e Maceió e Grande Maceió, Cléa Carvalho, que participou da reunião.

Na reunião desta terça, também foi discutida a possibilidade de incluir a Economia Solidária nessa parceria. “Discutimos essa possibilidade. E isso é muito importante”, disse a diretora de Economia Solidária da Semtabes, Michelli Larissa Fernandes, que participou do encontro. Outra participante da reunião foi a diretora de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria, Silvana Figueiredo.

“Temos todo o interesse nesse programa. É muito bom ver as mulheres ocupando espaços que, antes, não ocupavam”, diz a secretária Solange Jurema.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate