Parceria entre Prefeitura e Apala é responsável por diagnósticos precoces de câncer

Parceria entre Prefeitura e Apala é responsável por diagnósticos precoces de câncer

Uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS), e a ONG- Organização Não Governamental, Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), reduziu em 71% o tempo de espera para os diagnósticos de câncer infanto-juvenil. Entre outros resultados, a parceria é responsável pelo aumento de 23% dos diagnósticos dos casos de câncer, antes desconhecidos pelas famílias dos pacientes, devido à falta de informação. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, recebeu nesta terça-feira (04), a presidente da Apala, Rozenita Gomes, para discutir os resultados da parceria. A reunião ocorreu no Gabinete do Prefeito, no bairro de Pajuçara.

A parceria consiste na capacitação de profissionais da SMS para identificar precocemente o câncer infanto-juvenil por meio dos sintomas, de modo que o diagnóstico seja mais rápido e o paciente seja encaminhado com mais celeridade ao tratamento médico.

Na oportunidade, a psicóloga da ONG, Roberta Fernandes, apresentou os números e benefícios da parceria para o líder do Executivo Municipal. Segundo a profissional, atualmente 526 pacientes se beneficiam da parceria entre a Apala e a Prefeitura de Maceió. “O trabalho é desenvolvido em nível nacional com mais 10 instituições contempladas pela multinacional McDonald’s. O resultado da parceria é importante para identificar uma demanda reprimida, que são os casos de câncer infanto-juvenil desconhecidos pelas famílias, devido à falta de informação. A Prefeitura contribui cedendo os profissionais da saúde, que se capacitam e podem, a partir disso, diagnosticar casos de câncer durante os trabalhos desenvolvidos com as famílias”, disse ela.

Rui Palmeira aproveitou para reforçar o compromisso da gestão com o trabalho desenvolvido pela ONG cedendo, inclusive, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais servidores ligados à saúde da família. “É um trabalho de extrema importância para o diagnóstico precoce do câncer e a Prefeitura de Maceió vai contribuir com o que for preciso, na medida do possível, para que mais pessoas consigam ser atendidas e beneficiadas pela organização”, disse o prefeito.

A próxima capacitação terá início no dia 13 de janeiro e contemplará 50 novos profissionais. Serão 5 encontros, de 4 horas de duração cada. Para os médicos, será ofertada também uma capacitação sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, essa terá duração de 8 horas. As capacitações ocorrem no prédio da Apala, localizado na Rua Roberto Simonsen, 178, na Gruta de Lourdes. Mais informações no 2122-9400.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate