Lei Seca aborda 148 condutores no bairro de Jaraguá

Lei Seca aborda 148 condutores no bairro de Jaraguá

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AL) realizou nesta-sexta-feira mais uma fiscalização dentro da Operação Lei Seca e surpreendeu vários motoristas no bairro de Jaraguá. Durante a ação, 148 condutores foram abordados, sete se recusaram a realizar o teste do etilômetro e três se submeteram ao procedimento que comprou a ingestão do álcool. Todos eles foram autuados e um condutor foi preso em flagrante.

Além das infrações referentes à Lei Seca, 12 pessoas inabilitadas foram abordadas conduzindo veículos e oito deles foram recolhidos ao depósito do Detran.

“Já perdi um familiar em acidente de carro e após esse ocorrido mudou o comportamento de toda a minha família. Agora, quando vamos para alguma festa, pedimos um táxi, por mais que seja um gasto. A fiscalização é muito importante e é lamentável saber que não só aqui no Estado ainda existem pessoas que não têm responsabilidade. A minha vida vale mais”, afirmou o condutor Carlos Eduardo, abordado na operação, mas reconhecendo a importância da Lei Seca.

Segundo o coordenador setorial de Segurança no Trânsito do Detran, Emerson Dantas, o trabalho da fiscalização é incansável e tem o objetivo salvar a vida das pessoas e mudar o comportamento da sociedade.

“Nós sabemos que o Brasil tem um elevado índice de acidentes de trânsito e umas das maiores causas é a ingestão de bebida alcóolica misturada com a direção de veículo. Agora com a mudança na lei, o indivíduo pode ser preso se o policial constatar que ele tem alteração psicomotora, ou seja, se ele estiver alterado ou com algum desequilíbrio. Isso implica que, mesmo fazendo a recusa do teste do etilômetro, o flagrante pode ser efetuado”, explicou.

O art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz que dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerado infração gravíssima, que, além da multa de R$ 1.915,40 e apreensão da CNH, pode ocasionara ao condutor perder o direito de dirigir por 12 meses. Em caso de reincidência no período de até 12 meses, a multa é aplicada em dobro.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate