IMA recolhe amostras e avalia impacto de acidente com caminhão de combustível

IMA recolhe amostras e avalia impacto de acidente com caminhão de combustível

A equipe do Instituto do Meio ambiente (IMA) retornou hoje (30) ao local – próximo a Ponte da Flamenguinha, município de São Luís do Quitunde – onde, no início da tarde de ontem, um caminhão que transportava 45 mil litros de combustível perdeu o controle e tombou. A preocupação é evitar que o produto não alcance o leito do rio Santo Antônio e cause um impacto maior ao ecossistema daquele local. O motorista do caminhão não teve ferimentos.

O caminhão possuía dois tanques, um deles transbordou com o tombamento. O outro estava intacto, mas a população da região saqueou a carga dos dois. Ainda hoje a tarde, até crianças entravam no tanque para retirar o combustível e levar para casa ou vender no local.

Técnicos da Diretoria de Laboratório recolheram amostras de oito diferentes pontos, na várzea e na cabeceira do rio Santo Antônio. Em alguns locais foram encontrados vestígios do óleo diesel vazado. “O problema é que se chover o combustível poderá descer da várzea até o leito do rio. A área deve ser isolada e a empresa tem a obrigação de providenciar a retirada do líquido derramado”, explicou Ricardo César, diretor técnico do IMA.

Ele disse ainda que a empresa foi notificada, ontem a tarde, para apresentar um relatório dos procedimentos adotados para remediação do problema. Entretanto, até hoje a tarde a empresa contratada pela Transalagoas Transporte Ltda, que levava o combustível, ainda estava organizando o planejamento da ação. Dessa forma, hoje a empresa foi intimada a agir com urgência.

Dos oito pontos onde foram coletadas amostras para análise, apenas em alguns localizados na várzea apresentavam visíveis vestígios do óleo diesel derramado.  Para acompanhar a remoção do combustível e avaliar o impacto, a equipe da Gerência de Geoprocessamento identificou a área impactada em 1,08 hectares, pouco mais de 10 mil m².

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate