Prefeito assina convênio para implantação da primeira Casa Lar de Alagoas

Prefeito assina convênio para implantação da primeira Casa Lar de Alagoas

Maceió será o primeiro município alagoano a adotar uma nova modalidade de acolhimento institucional para crianças e adolescentes com violações de direitos. A Casa Lar vai receber grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos e tem como objetivo refazer e fortalecer os vínculos familiares destas crianças e adolescentes, preservando e, principalmente, resgatando os laços sanguíneos.

A implantação da Casa Lar em Maceió será formalizada nesta quinta-feira (30), às 15h, na sala de reuniões da Prefeitura de Maceió, quando o prefeito Rui Palmeira e a secretária municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, firmam convênio com a organização não governamental de promoção dos direitos das crianças, adolescente, Aldeias Infantis SOS Brasil, reconhecida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A Semas já vem fazendo um trabalho com as crianças e adolescentes que vão morar na Casa Lar. São irmãos que já fazem parte do serviço de acolhimento do município, mas vivem em abrigos separados devido aos diferentes sexos e idades. Essa é a diferença da Casa Lar, que vai juntar estes irmãos e trabalhar para recuperar esse vínculo familiar que foi perdido durante o afastamento.

O período de permanência na Casa Lar é determinado pela Justiça, que define se as crianças e adolescentes vão para a casa de algum parente, para adoção ou se permanecem na Casa até atingirem a maioridade.

A primeira Casa Lar de Alagoas será no bairro da Gruta de Lourdes e terá uma equipe técnica de cuidadoras, chamadas de mães sociais, capacitadas. Serão duas mães sociais, sendo uma residente e uma substituta, que são responsáveis pelos cuidados, desenvolvimento e pelo projeto de vida dos acolhidos. Além das mães sociais, uma equipe técnica, formada por assistentes sociais, pedagoga e psicólogo, fará o acompanhamento dos acolhidos, desenvolvendo também atividades culturais, socioeducativas e recreativas.

“A implantação da Casa Lar em Maceió representa um avanço histórico para a política de Assistência Social por ser uma modalidade diferenciada, pautada na autonomia e no resgate dos vínculos entre irmãos, desenvolvendo valores sociais e culturais de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, destacou a secretária Juliana Vergetti.

O evento contará com a presença da gestora nacional da Aldeias Infantis SOS Brasil, Sandra Greco da Fonseca, e da gestora Municipal da ONG, Rickelane Gouveia.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate