Alagoas e Pernambuco trocam experiências sobre desarmamento

Alagoas e Pernambuco trocam experiências sobre desarmamento

O Estado de Pernambuco lançou em maio de 2013 um posto móvel para a campanha do desarmamento diretamente inspirado pelo Ônibus do Desarmamento, mantido pela Secretaria de Estado de Promoção da Paz de Alagoas (Sepaz). Na terça e quarta-feira desta semana, as duas equipes reuniram-se na Sepaz para trocar experiências e conversar sobre parcerias.

Coordenador do posto móvel de Pernambuco, o tenente coronel Alexandre Gomes conversou na terça-feira com a equipe da Superintendência de Promoção da Cultura de Paz, responsável pela campanha do desarmamento na Sepaz. Ele explicou como funciona o sistema de itinerância da Van do Desarmamento, mobilização e parceiros, estabelecendo um comparativo com o Ônibus do Desarmamento mantido pela Sepaz em 2013. Um debate muito produtivo, segundo o superintendente Ronaldo Targino, da Sepaz.

“Este encontro é importante devido à proximidade dos dois estados e as características em parte semelhantes por serem do Nordeste. Então é interessante ajustar as experiências daqui com as de Pernambuco, onde a campanha tem tido resposta tão positiva quanto a nossa. Estamos em um momento de recomeço na Sepaz. Quanto ao posto móvel e à troca de experiências vêm como uma motivação extra”, destacou o superintendente de Promoção de Cultura de Paz.

O Ônibus do Desarmamento surgiu em outubro de 2012 como uma forma de aproximar a população da campanha nacional do desarmamento em uma ação que duraria apenas três meses. A resposta foi tão positiva que durou um ano e culminou com um convênio com o Ministério da Justiça para aquisição de dois microônibus para a campanha em Alagoas.

Já em fase de licitação, estes microônibus irão intensificar ainda mais a participação da sociedade, algo que Pernambuco também busca em Alagoas, como explicou o tenente coronel Alexandre Gomes.

“Vocês têm um trabalho bastante amplo com a Secretaria da Paz atingindo tanto os adultos quanto as crianças no desarmamento infantil. É algo que desejo implementar no meu Estado este ano, também inspirado no modelo de vocês. É uma forma de envolver toda a sociedade no desarmamento, pois as crianças conseguem levar essa mensagem à família, que é quem sofre com o crime de proximidade, aquele onde uma briga familiar ou de vizinhos termina em tragédia pela presença de uma arma de fogo”, ressaltou o coronel Alexandre.

Alinhamento de parcerias

Na quarta-feira, em conversa com o coordenador pernambucano, o secretário de Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, sinalizou uma visita in loco para conhecer a Van do Desarmamento e a possibilidade de um trabalho em conjunto dos dois estados na campanha do desarmamento.

“Alagoas inovou com a questão de um posto itinerante e Pernambuco veio afirmar o sucesso dessa modalidade. Então a união de esforços destes dois estados vizinhos só tende a potencializar a participação da sociedade e regionalizar essa bem sucedida iniciativa”, disse Adalberon Júnior.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate