Pulverizadores Costais são utilizados no combate à dengue

Pulverizadores Costais são utilizados no combate à dengue

Para facilitar e tornar mais efetivo o combate a endemias, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou sua rotina de trabalhos utilizando Pulverizadores Costais, que auxiliam no combate aos focos do mosquito transmissor da dengue.

Esses equipamentos não eram utilizados há um ano e segundo Manoel Gomes de Araújo, gerente técnico do Programa de Controle da Dengue, são importantes para dar continuidade às ações de combate à dengue. “Para proporcionar os efeitos desejados, o trabalho deve ser realizado quinzenalmente e o equipamento é necessário para que nosso trabalho seja realizado em condições ideais”, afirma.

As chamadas “bombas jacto costais” são indicadas para uso em terrenos baldios, cemitérios, prédios antigos, restos de construções e ferros-velhos. Servem para evitar a proliferação de mosquitos nesses ambientes que não contam com manutenção diária, com a retirada de recipientes que possam conter água. Com elas, o inseticida é colocado nos locais onde há suspeita desses focos.

Já a Bomba de Ultra Baixo Volume Costal (UBV), outro tipo de equipamento, que funciona com a borrifação do local onde há suspeita de focos, é utilizada pelos agentes em subsolos e locais onde já houve suspeita ou incidência de dengue.

O programa de endemias atua também no controle de roedores, escorpiões e de doenças como leishmaniose, esteroparasitoses (verminoses e filariose).

Ascom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate