Operação fiscaliza carros-pipa que abastecem prédios em Maceió

Operação fiscaliza carros-pipa que abastecem prédios em Maceió

Uma operação conjunta deflagrada na manhã desta quinta-feira (23) está fiscalizando os carros-pipa pertencentes a empresas que fazem o abastecimento de água em prédios, condomínios, bares e restaurantes da capital. O objetivo é avaliar as condições de funcionamento dos veículos – como situação dos tanques e os ruídos do motor, que não podem ultrapassar os 60 decibéis.

A fiscalização está sendo realizada em bairros da parte baixa de Maceió por integrantes da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Os carros que apresentarem irregularidades serão autuados. De acordo com o coordenador de Fiscalização da Sempma, além do barulho emitido pelo motor, as condições do tanque do veículo também estão sendo analisadas. “Motores a diesel fazem muito barulho e como os carros passam cerca de 40 minutos parados fazendo o abastecimento, se o ruído for muito alto poderá incomodar os moradores”, destacou.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS, Aléx Tenório, disse que a ação visa a melhoria do trabalho dos carros-pipa no sentido de levar bem-estar e saúde à população. Para avaliar a quantidade da água que está sendo transportada, amostras do líquido estão sendo recolhidas.

“A equipe vai fiscalizar o tanque do caminhão e coletar a água para avaliar a qualidade. Também vamos fazer uma ação educativa, entregando panfletos para que a limpeza nas caixas d’água seja feita regularmente”, afirmou, ressaltando que o material será encaminhado ao Lacen.

No laboratório, serão avaliados aspectos físicos, como PH, turbidez e cloro residual, e químicos, como coliformes totais e termo tolerante – temperatura.

Durante a operação, cabe à SMTT fiscalizar se os carros-pipa estão obedecendo ao decreto da Prefeitura de Maceió, que estabelece que esse tipo de veículo só pode parar para abastecer, em cerca de 80 ruas da capital, apenas no horário das 22h às 6h. De acordo com o agente James Gomes, caso a determinação não esteja sendo cumprida, eles serão autuados e multados no valor de R$ 127.

Nesta quinta-feira, a SMTT também está fiscalizando se os carros estão estacionados corretamente ou trafegando na contramão.

Gazeta Web

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate