Arranjos Produtivos Locais expõem produtos na Feira dos Municípios

Arranjos Produtivos Locais expõem produtos na Feira dos Municípios

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) terão um espaço reservado para a exposição de seus produtos durante a 8ª edição da Feira dos Municípios Alagoanos, que será iniciada nesta quinta-feira (23), às 20h, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió. O evento é realizado anualmente pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), com o apoio do Governo de Alagoas.

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae, disponibilizaram um espaço que será divido em dois ambientes. Um lado será a “Mercearia”, onde ficarão expostos produtos como mel, sabonetes, peças artesanais, licores, doces, farinha de mandioca, entre outros. Do outro lado, será a “Feira Livre”, que contará com itens ‘in natura’ como frutas, verduras e legumes.

De acordo com o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, o espaço é mais uma forma de divulgação do trabalho realizado pelo Estado junto aos pequenos produtores. “Nossa política de incentivo ao pequeno produtor tem contribuído para o desenvolvimento econômico e regional de Alagoas. Nossa missão é fazer com que a população conheça a qualidade dos produtos que estão sendo desenvolvidos nos Arranjos”, comenta.

Os APLs que terão seus produtos expostos são: Apicultura no Sertão; Apicultura Litoral e Lagoas; Turismo Costa dos Corais; Turismo Caminhos do São Francisco; Turismo Lagoas e Mares do Sul; Fruticultura do Agreste; Fruticultura Vale do Mundaú; Horticultura do Agreste; Mandioca do Agreste; Piscicultura Delta do São Francisco; Rizicultura; Ovinocaprinocultura no Sertão.

Segundo a gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Fátima Aguiar, os produtos não serão comercializados no estande, mas os interessados serão encaminhados para entrar em contato com o gestor do APL. “Este espaço será apenas para exposição, pois a maioria dos produtores fica no estande de seu município de origem. Caso haja o interesse na compra dos produtos, nós o encaminharemos até o estande do responsável para que ocorra a negociação”, explica.

O Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) é coordenado pela Seplande em Parceria com o Sebrae, e hoje está presente em 81 municípios de Alagoas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate