Rui Palmeira quer saber: onde estão os 5 mil servidores da Saúde de Maceió?

Rui Palmeira quer saber: onde estão os 5 mil servidores da Saúde de Maceió?

Recapeamento de ruas, melhora na iluminação e na limpeza pública, festival de música. O prefeito de Maceió ande em alta na popularidade nos últimos dias. Mas nem por isso Rui Palmeira parece descuidar dos “calos” que incomodam sua gestão deste janeiro de 2013.

O maior desafio do prefeito do “novo” é melhorar serviços básicos, como saúde, educação e transportes públicos. A tarefa, reconhece o prefeito, não é fácil.

O prefeito me recebeu para uma entrevista em seu gabinete, nesta segunda-feira.Enquanto Téo Vilela anunciava mudanças no secretariado, o tucano Rui Palmeira me dizia que ainda era chegada a hora de dar uma mexida na equipe. Por enquanto ele parece satisfeito com o time, mas está cobrando resultados.

O maior problema do prefeito da capital está, no entanto, longe dos olhos do cidadão. A tal da “herança maldita” continua dando dor de cabeça. Embora não tenha feito nenhuma crítica ou citado o nome do ex-prefeito, Rui Palmeira ainda está com dificuldades para tocar a saúde por conta da desorganização.

“Antes os contratos eram feitos de boca. Fizemos a emergência para contratar o essencial. Estamos avançando e vamos avançar muito nesta área”.

E é preciso realmente avançar. Nem mesmo o próprio prefeito sabe ao certo onde estão 5 mil servidores, dos quais 360 são médicos, que estão lotados na saúde.

“Quero saber onde estão esses servidores e o que eles estão fazendo. São mais de R$ 15  milhões de folha por mês e é preciso que a gente racionalize esse trabalho”, aponta.

Já imaginou o que dá para fazer com R$ 15 milhões e 5 mil servidores todos os meses? E bom pensar, até porque somos nós que estamos pagando essa conta.

De acordo com Rui Palmeira, o primeiro passo será fazer o recadastramento e a implantação do ponto eletrônico.

“Começamos a fazer isso na sede da Secretaria de Saúde e reclamaram muito das condições do prédio. Fizemos vistorias, sabemos que não existe risco de desabamento, mas mesmo assim

a Secretaria vai para outra sede em breve. Também estamos melhorando a estrutura dos outros prédios, incluindo os postos, para que o ponto seja cobrado devidamente”

Na área, o prefeito espera que Maceió seja contemplada com médicos do Mais Médicos e que as duas UPAs que estão sendo construídas pelo Estado em parceria com o município  entrem em funcionamento nos próximos meses.

Depois conto um pouco mais da conversa com o prefeito.
==
Edivaldo Junior

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate