Documentário resgata grandes nomes do jornalismo alagoano

Documentário resgata grandes nomes do jornalismo alagoano

O governador Teotonio Vilela Filho irá participar na próxima sexta-feira (20) do lançamento do vídeo-documentário “Memórias do Jornalismo Alagoano”, publicação que traz diversos relatos e histórias de grandes personagens que são parte da história do jornalismo alagoano.

O evento está marcado para as 10h30, no Salão Aquatune do Palácio República dos Palmares. Na oportunidade, também acontecerá a posse  da nova diretoria do Conselho de Comunicação do Estado, para o biênio 2014/2015.

Feito em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), o vídeo documentário mostra os depoimentos de jornalistas ilustres como Alves Damasceno, Carivaldo Brandão, Lauthenay Perdigão e Adailson Calheiros, contando histórias marcantes na profissão, a evolução do jornalismo em Alagoas e as conquistas da categoria nas últimas décadas.

“Nós queríamos recuperar a memória dos nossos pioneiros. Fazer este documentário era uma ideia antiga, e que hoje, felizmente, sai do papel graças ao apoio da Secom. Conseguimos trazer depoimentos muito importantes, histórias inéditas contadas por aqueles que foram os grandes precursores do jornalismo alagoano. É um legado”, explicou o jornalista Bartolomeu Dresch, um dos autores da obra.

Outro que contribuiu com a viabilização do documentário, foi o também jornalista Mário Lima. Para ele, a obra é um verdadeiro marco para a categoria no cenário local, além de uma grande referência para a “nova geração”.

“Conseguimos reunir grandes expoentes das mais diversas áreas do jornalismo alagoano. É claro que faltaram muitos outros personagens importantes, mas os que foram escolhidos retratam bem o pioneirismo de Alagoas em todas as lutas e conquistas da nossa categoria junto ao sindicato, como quando na busca do reajuste do nosso piso salarial, além de todas as reivindicações em prol da categoria como um todo”, conta Mário Lima.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado, Valdice Gomes, classificou a obra como um ganho não só para a comunidade jornalística do Estado, mas para a sociedade.

“Agora todos poderão conhecer todo o trabalho feito por esses nomes no fortalecimento da nossa profissão. O jornalismo é um dos pilares da democracia, e um dos grandes braços da formação do povo brasileiro”.

O secretário adjunto da Comunicação, Guilherme Lamenha comentou sobre a importância do projeto, como também ressaltou a atuação do Governo no fortalecimento da categoria.

“É uma homenagem justíssima. Para nós da Secom é uma verdadeira honra apoiar tal iniciativa. É nossa obrigação reverenciá-los, o jornalismo alagoano merece”, afirma Lamenha.

Ainda de acordo com o jornalista Mário Lima, um outro documentário está previsto para ser realizado em 2014, desta vez com outros personagens, contando a história do jornalismo em tempos mais contemporâneos, seguindo as novas tendências.

“Nossa meta é poder contar, com propriedade, toda a história do jornalismo alagoano”, afirmou.

Após o lançamento, a obra será arquivada no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, na sede do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. Um projeto para transformar a obra em livro também está sendo estudada.

Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate