Prefeitura de Traipu capacita 180 pessoas para o mercado de trabalho

Prefeitura de Traipu capacita 180 pessoas para o mercado de trabalho

As aulas dos cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), oferecidas pela Prefeitura Municipal de Traipu, iniciaram em novembro. Elas estão sendo ofertadas durante os três turnos do dia, em salas das Escolas Municipal Francisco Mangabeira, Estadual Maria Avelina do Carmo e no prédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Em fevereiro de 2014, todas as 180 pessoas inscritas nos cursos de auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, operador de caixa, operador de supermercado, promotor de vendas e vendedor estarão formadas e prontas para desempenhar essas atividades no mercado de trabalho. “O nosso município e as cidades vizinhas estão precisando de gente capacitada. Se eles se dedicarem e aproveitarem mesmo essa oportunidade, com certeza estarão empregados em breve”, comenta Sharlene Mota, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Os alunos inscritos receberam material didático e fardamento. Além disso, ao final do curso eles passarão por um período de estágio e receberão uma bolsa formação para auxiliar os custos com transporte e alimentação. Para a prefeita Conceição Tavares, essa é uma ótima oportunidade que os traipuenses têm para se qualificar profissionalmente. “Fico feliz em ver a grande procura pelos cursos. Adquirir conhecimento é um passo muito importante. Facilitará a conquista de empregos e de melhores salários”, pontua a prefeita.

 Novos cursos

Devido à grande procura neste ano pelos cursos gratuitos do Pronatec, a gestão do município de Traipu já solicitou mais cursos para o ano de 2014. A previsão é de que mais 160 vagas sejam ofertadas. Desta vez os cursos serão de soldador, eletricista de baixa tensão, introdução à eletricidade, gesseiro, pedreiro de alvenaria, pintor de obras e operador de informática.

De acordo com Sharlene Mota, o público desses cursos são os beneficiários do programa Bolsa Família, com faixa etária entre 17 e 59 anos, e as inscrições devem começar em julho do próximo ano. “Para fazer a inscrição será necessário apenas ter cópias dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e da conta fácil da Caixa Econômica. No caso de menor de idade, deve-se levar também a cópia dos documentos de um responsável”, explica a coordenadora do Cras.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate