Secretaria da Educação reinaugura bibliotecas de escolas do Cepa

Secretaria da Educação reinaugura bibliotecas de escolas do Cepa

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) reinaugurou bibliotecas e salas de leitura de escolas do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) nesta quinta-feira (5). A ação integra a programação da I Semana Literária do Cepa (Selipa), uma iniciativa da SEE e da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com objetivo de estimular o hábito da leitura junto aos jovens e formar leitores críticos e criativos.

Todas as onze unidades de ensino do complexo educacional tiveram suas bibliotecas/salas de estudo recuperadas. Nesta quinta-feira, foram reinaugurados espaços nas escolas Moreira e Silva, José da Silveira Camerino, José Correia da Silva Titara, Dom Pedro II e Vitorino da Rocha. O processo terá continuidade amanhã (6) com reinaugurações nas escolas Maria José Loureiro, Rosália Ambrozzio, Teotônio Vilela, Afrânio Lages e Laura Dantas.

Antes da reabertura, os espaços de leitura passaram por pintura, limpeza, renovação de acervo e catalogação. A recuperação das salas e bibliotecas foi consequência de monitoramento que a coordenadoria realizou junto às escolas. “A recuperação destes espaços traz um ganho imensurável às nossas escolas, pois eles serão um incentivo à leitura junto aos estudantes, o que, consequentemente, trará melhorias no desempenho escolar de todas as disciplinas”, destaca a coordenadora da 15ª CRE, Márcia Dantas.

Alunos e professores de escolas do Cepa elogiaram a iniciativa. “Estes espaços são essenciais para a escola, pois os professores poderão utilizá-los para atividades diversas, o que trará muitos benefícios para os alunos”, diz a diretora da Escola Moreira e Silva, Adriana Moura.

“Gostei muito da sala de leitura, o ambiente é muito agradável e nos estimula ainda mais para o estudo”, afirma Jéssica Oliveira, aluna do 3º ano do Ensino Médio da mesma escola.

Mais livros

Na ocasião, a diretora de Apoio Pedagógico das Escolas, Rosineide Urtiga, anunciou que as escolas da rede pública estadual receberão um reforço no seu acervo de livros durante os meses de dezembro e janeiro, com a entrega de kits dos projetos “Nas Ondas da Leitura” e “Tendas do Saber”, cujo objetivo é promover o incentivo à leitura junto aos estudantes das escolas públicas estaduais.

“Em dezembro, as escolas começam a receber kits do projeto Nas Ondas da Leitura, composto por volumes que englobam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até livros direcionados aos professores. Também ampliamos a distribuição das tendas do saber e, agora, cada escola da rede será contemplada com kits do programa”, adianta Rosineide. Somados os dois kits, cada escola será beneficiada com dois mil itens.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate