Prêmio nacional reconhece competitividade dos destinos turísticos de Alagoas

Prêmio nacional reconhece competitividade dos destinos turísticos de Alagoas

Uma premiação em Brasília durante o Encontro de Interlocutores do Programa Nacional de Regionalização do Turismo reconheceu o potencial competitivo dos destinos turísticos de Alagoas. Maceió e Maragogi estão na seleta lista das cidades brasileiras preferidas dos turistas e a capital foi contemplada com a premiação de “Melhor Desempenho” numa média ponderada do último triênio.
Para Renato Lobo, interlocutor estadual do programa, o resultado reforça a eficiência das ações da Secretaria de Estado do Turismo na consolidação cada vez maior dos destinos locais. “Essa premiação contempla não só a cidade, mas também o Estado, pois reflete as ações da Setur, que, através do seu plano, identifica as dificuldades e desenvolve melhorias”, destaca.
Durante o evento, foi apresentada a mais nova ferramenta de categorização do turismo nacional. O modelo utilizado pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) desde o primeiro semestre de 2013 serviu de referência para essa ferramenta, que já começa a ser utilizada neste mês em diversos estados brasileiros.
As primeiras ações desenvolvidas para dar andamento a esse projeto do Ministério do Turismo (Mtur) são o cadastramento dos municípios e regiões dos estados e a orientação da utilização do sistema. O objetivo do programa é apoiar a gestão, estruturação e promoção do turismo em todo país, de forma descentralizada e regional.
Alagoas
Alagoas é o estado pioneiro na execução do Programa de Municipalização e Regionalização, que teve seu início ainda em 2012 e contou com o apoio do Mtur, que aprovou a ferramenta e desenvolveu seu próprio sistema baseado no modelo pioneiro.
Em Alagoas, as apresentações de demanda de 2012 aconteceram em julho de 2013 e os dados atuais serão apresentados em março de 2014.

Programa de Municipalização e Regionalização
O Programa de Municipalização e Regionalização do Turismo de Alagoas faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo em Alagoas e tem como objetivo avaliar a competitividade do turismo nas regiões e nos municípios alagoanos. Utilizado pela Setur, o plano visa destacar a classificação dos municípios nos níveis de desenvolvimento. “É uma ferramenta de inteligência que foi desenvolvida para pontuar as dificuldades particulares de cada região e atuar em cima das mesmas, buscando uma alternativa de tornar o turismo daquela região sustentável”, comentou Lobo.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate