Ministro declara emergência fitossanitária no Piauí

Ministro declara emergência fitossanitária no Piauí

O estado do Piauí já pode adotar medidas emergenciais para o controle da praga Helicoverpa armigera. O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, declarou nesta sexta-feira, 6 de dezembro, emergência fitossanitária nas áreas produtoras da região.

A área afetada pela praga abrange os municípios de Alvorada do Gurguéia, Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Corrente, Cristalândia do Piauí, Currais, Gilbués, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Piracuruca, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Redenção do Gurguéia, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena, São Gonçalo do Gurguéia, Sebastião Barros, Sebastião Leal e Uruçui.

Até o momento, Bahia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e agora Piauí tiveram emergência fitossanitária confirmada e assinada pelo ministro. Mato Grosso do Sul enviou na semana passada um pedido informal. O Mapa aguarda o documento oficial para dar início ao processo de declaração.

Histórico

No dia 28 de outubro deste ano, a Presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou o Decreto 8.133, que autoriza o ministro da Agricultura estabelecer as ações de controle necessárias ao enfrentamento agropecuário de doenças ou pragas, quando declarado oficialmente estado de emergência fitossanitária ou zoosanitária.  A importação temporária de defensivos não autorizados é um dos pontos da medida, desde que obedeça a determinados critérios técnicos, entre os quais a comprovada eficiência e a não implicação em riscos ao meio ambiente e à saúde pública.

No dia 7 de novembro, o ministro Antônio Andrade assinou texto que estabelece as diretrizes para o manejo da praga. A Portaria nº 1.109, vinculada ao decreto 8.133 institui o plano de supressão que será elaborado pelo Órgão Estadual ou Distrital de Defesa Agropecuária de cada estado. Dentre as medidas estão o vazio sanitário, a adoção de áreas de refúgio, a destruição de restos culturais aliados ao uso controlado de produtos químicos.

Assessoria

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate