Joãozinho: “Amigo trabalhador vai garantir migração do cortador de cana para outras indústrias”

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2013/12/joazinho1.jpgJoãozinho: “Amigo trabalhador vai garantir migração do cortador de cana para outras indústrias”

O governo do estado lança nesta sexta-feira, 6, o programa Amigo Trabalhador, voltado a garantir renda e capacitação para trabalhadores rurais do setor sucroenergético durante a entressafra da cana. Na primeira etapa serão R$ 10 milhões e devem ser beneficiados mais de 10 mil pessoas em toda a zona canavieira do Estado.

Para o deputado estadual Joãozinho Pereira, do PSDB, o Amigo Trabalhador chega na hora certa. “O corte da cana está sendo extinto em Alagoas ou pela mecanização, ou pela diminuição da safra ou pelo fechamento de usinas. Sem um apoio, sem uma capacitação, esse pessoal não teria para onde ir. Com o programa os trabalhadores poderão ser capacitados para trabalhar nas novas empresas que estão sendo trazidas pelo governo para o estado, como é o caso da Portobello e do Estaleiro”, explica o deputado.

Joãozinho Pereira já foi prefeito do município de Teotonio Vilela, que fica na região canavieira de Alagoas e diz que o programa nasceu como alternativa para gerar renda e emprego para os trabalhadores. “Na entressafra o pessoal que atua no corte da cana não tem para onde ir. O programa vai garantir uma renda mínima durante um período de 4 meses para o trabalhador que participar de cursos de capacitação. Depois esse pessoal poderá ser encaminhado para trabalhar em outros setores”, aponta.

O programa, que é de iniciativa do governo do Estado, foi acompanhado por Joãozinho em todas as etapas. “Não estamos inventando a roda. Esse programa foi inspirado no Chapéu de Palha, um projeto que é realizado com grande sucesso em Pernambuco. Desde o início ele conta coma participação de sindicatos e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura e outros entidades representativas da sociedade”, apontou.

Para Joãozinho o Amigo Trabalhador é um grande avanço e só se tornou possível graças a sensibilidade do governador Teotonio Vilela Filho: “O governador deu todo o apoio desde o início e colocou toda a sua equipe a disposição. Fiz várias viagens a Pernambuco, acompanhado de secretários, para conhecer como o programa funciona lá. Além disso, o governo também está garantindo os recursos financeiros e desenvolvendo outras atividades complementares que vão criar alternativas reais para a capacitação dos trabalhadores”.

O deputado diz que faz questão de participar, nesta sexta-feira, do lançamento do programa, que será realizado às 10h, na sede social da Fetag/AL no bairro de Mangabeiras. “O programa começa este mês através de um projeto piloto, com o cadastramento de cerca de 300 trabalhadores. A partir do ano que vem ele será executado plenamente, gerando benefícios para milhares de trabalhadores”, enfatiza.

Programa será gerido pela Seplande e Secretaria do Trabalho

Na primeira etapa o programa terá público-alvo os trabalhadores da entressafra de 2012 e 2013 já cadastrados, e promete o desembolso do valor de R$ 520, dividido em quatro partes, para o mês de novembro e dezembro.

O Programa Amigo Trabalhador tem como objetivo adotar medidas de combate aos efeitos do desemprego sazonal decorrente da entressafra e do processo de mecanização da cana-de-açúcar, trazendo geração de renda e melhoria da qualidade de vida para a parcela da população afetada.

“Hoje foi garantida a realização do Amigo Trabalhador, um programa voltado para a inclusão produtiva e a qualificação profissional, dois dos principais focos da atual gestão. Ele vai garantir a subsistência do trabalhador rural safrista e elevar os índices socioeconômicos na região”, declarou o secretário Luiz Otavio Gomes.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate