Moagem de cana cresce, mas quantidade de ATR é menor

A safra de cana-de-açúcar no Centro-sul do país deve confirmar um crescimento de 10% neste ano em comparação com o ano passado. Esta é a avaliação da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) em relatório de acompanhamento de produção, divulgado nesta terça-feira (26/11).
Do início da safra 2013/2014 até o último dia 15, passaram pelas usinas 542,21 milhões de toneladas de cana, 1,77% a mais que no mesmo período no ano passado. Para a instituição, o clima mais propício para o desenvolvimento da planta e a maior taxa de renovação de canaviais contribuíram.
No entanto, a qualidade da cana, medida pela presença dos Açúcares Totais Recuperáveis (ATR), é menor. A concentração por tonelada desde o início da safra é de 133,89 quilos, 1,5% a menos que o apurado na temporada passada.
Açúcar e etanol
Ainda de acordo com a Unica, a produção na temporada 2013/2014 tem se mantido mais voltada para o etanol. Saíram das usinas 23,13 bilhões de litros do combustível, um crescimento de 15,06% em relação à safra passada.
A demanda por etanol também está mais forte neste ano, conforme os dados da instituição. Só nos primeiros 15 dias de novembro, foram comercializados 975,48 milhões de litros, uma alta de 3,61% em relação ao mesmo período no ano passado. No acumulado da safra, as vendas somam 16,44 bilhões de litros, quase 19% a mais que na safra anterior.
Para o diretor técnico da Unica, Antônio de Pádua Rodrigues, “as saídas de hidratado das usinas para o mercado interno só não foram maiores porque houve uma redução significativa nos estoques das distribuidoras, algo que deve se reverter na segunda quinzena de novembro.”
A produção de açúcar tem alta de apenas 1,44%, totalizando 31,53 milhões de toneladas até o dia 15 de novembro. A commodity foi o destino de 45,58% da cana colhida desde o início da safra até agora no Centro-sul do Brasil.
Fonte: Globo Rural

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate