Coruripe-AL multiplica sementes de amendoim BR-1

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2023/02/amendoim-campo-multiplicação.jpgCoruripe-AL multiplica sementes de amendoim BR-1

Visando atender à demanda dos produtores de amendoim por sementes de alta qualidade, a Embrapa Algodão tem firmado parcerias com sementeiros para ampliar a oferta das cultivares desenvolvidas pela Unidade. Em Coruripe, AL um campo de multiplicação da cultivar BR-1 deve produzir cerca de 120 sacas de amendoim em vagens.

A BR-1 tem ciclo curto, em torno de 90 dias, potencial produtivo de 1.700 kg/ha em casca, em sequeiro e de 3.800 kg/ha em condições irrigadas. A cultivar é indicada para plantio nas mais diversas regiões do Brasil e apresenta moderada tolerância às cercosporioses pinta preta (Cercosporidium personatum) e mancha parda (Cercospora arachidicola). É uma cultivar com forte aptidão para pequenos agricultores com pouca mecanização.

A pesquisadora Embrapa Algodão Roseane Cavalcanti, responsável pelo desenvolvimento da cultivar, explica que o ciclo curto possibilita o cultivo em ambientes de safrinha ou ainda produzir dois ciclos por ano. “A cultivar possuir porte ereto e com tolerância à seca que se adequa tanto a sistemas de cultivo isolado quanto aos sistemas em consórcio com outras oleaginosas ou gramíneas”, afirma.

Segundo o chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Algodão Daniel Ferreira, um dos grandes desafios que a cultura enfrenta para o estabelecimento das áreas de cultivo, diz respeito à disponibilidade de sementes com qualidade física, fisiológica e sanitária que garanta ao produtor campos uniformes e produtivos. “Nesse sentido temos buscado e efetivado parcerias com produtores de amendoim, em especial produtores de sementes, para que estes possam em sucessivas multiplicações atender aos produtores de grãos. Por meio dessas parcerias é possível ainda, manter estoque de sementes para atender as solicitações internas e externas, visando validações e desenvolvimento de mercado para a cultivares”, explica.

A BR 1 se destina ao mercado de consumo in natura e à indústria de alimentos doces ou salgados. Possui de três a quatro sementes vermelhas por vagem. As sementes possuem cerca de 45% de óleo, são ricas em proteínas, ácido linoleico e antioxidantes naturais. “Em estudos recentes desenvolvidos pela equipe de Tecnologia de Alimentos da ESALQ ficou evidenciado que o consumo de sementes da BR 1, com a película, fornece componentes fenólicos de elevado valor biológico para a saúde humana”, conta a pesquisadora Roseane Cavalcanti.

 

Serviço:

Amendoim BR-1

Onde encontrar: Agrônomo Anderson Dantas – (82) 99307-6213

 Edna Santos (MTB/CE 1700)

Embrapa Algodão

Contatos para a imprensa

Telefone: 83 3182-4312

(Fonte: Agência Embrapa)

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate