Partidos derrotados nas eleições fazem autocrítica e buscam reinvenção

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/img-1-1.jpgPartidos derrotados nas eleições fazem autocrítica e buscam reinvenção

Para onde vai o centro depois que Jair Bolsonaro (PSL) derrotou Fernando Haddad (PT) e as urnas escancararam a rejeição do eleitor a partidos que fazem um discurso de moderação?

Nem os próprios partidos que ocupam o largo canal entre os candidatos do segundo turno sabem bem para onde vão. Mas o cenário pós-eleições, com o avanço da direita no plano federal, nos governos estaduais e no Legislativo, indica a necessidade de uma reinvenção para ontem, na opinião de lideranças políticas.

Siglas como PSDB, MDB, PPS, PSB e Rede se debruçam sobre as causas do fracasso e discutem como se manter relevantes e qual papel exercer em relação ao novo governo.

“Há mais de um ano eu defendo que o PSDB faça uma reformulação, uma autocrítica”, diz o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE). Ex-presidente nacional do partido, ele disse em setembro que a legenda cometeu “erros memoráveis”. Um deles: entrar no governo Michel Temer (MDB).

O futuro dos tucanos está diretamente ligado à ascensão de João Doria. Aliado de Bolsonaro, o governador eleito de São Paulo se movimenta para empurrar a legenda rumo à direita. Fala também em tirar da sigla a pecha de que fica no muro e não toma posição.

Tasso, que insiste na importância de o PSDB “reconhecer os erros”, vê também a chance de que siglas de centro se unam. O abraço dos afogados, se acontecer mesmo, será algo inédito nos anos recentes.

Ao longo da campanha, iniciativas nesse sentido falharam. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tentou articular um bloco para aglutinar candidaturas e fazer frente aos extremos. Como se sabe, não obteve sucesso.

“Acho que pode vir uma coesão do centro, mas vai depender de como será o relacionamento político e quais serão as primeiras atitudes de Bolsonaro. Se vai entrar radicalizando, se vai moderar”, diz Tasso.

A expressão “oposição democrática” tem sido usada à exaustão por caciques partidários para descrever a relação com o futuro governo. A ordem é agir com responsabilidade, sem fazer um contraponto sistemático ao Planalto.

Blocos nessa linha estão se desenhando no Congresso, com partidos como PDT, Rede, PPS, PV, PSB e PC do B. Membros poderiam votar com o novo governo em pautas como reformas econômicas, mas buscariam marcar posição em temas como direitos humanos e respeito às liberdades.

A intenção é constituir uma oposição sem o PT, ideia defendida pelo ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) e que conta com a adesão de siglas que querem abandonar o guarda-chuva do partido de Haddad.

O MDB de Temer planeja também fazer do Congresso seu foco de resistência. A eleição de um nome do partido, como Renan Calheiros (AL), para a presidência do Senado pode garantir algum protagonismo no governo Bolsonaro.

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi diz que o papel de terceira via assumido por Ciro, o terceiro colocado da eleição, continuará sendo necessário. “Tivemos a onda que elegeu Lula e agora a que deu vitória a Bolsonaro. É cíclico. Daqui a pouco vira de novo.”

Lupi compartilha do entendimento de que o candidato do PSL deu um baile na velha política ao estabelecer comunicação direta com os eleitores. “Deveríamos ter trabalhado com mais eficácia a rede social. Isso o Bolsonaro conseguiu”, constata o líder do PDT.

“O ciclo de governos mais progressistas se encerrou com uma crise profunda das instituições e partidos”, diz o presidente nacional do PPS, Roberto Freire. “A política tradicional foi derrotada”, segue ele, que tem mandatos há 44 anos, é suplente de deputado federal e não conseguiu uma vaga na próxima legislatura.

Para se manter no time das legendas “que serão ouvidas e terão espaço lá no futuro”, nas palavras de Freire, o PPS aposta na refundação do partido, processo que já estava em curso e agora se mostrou urgente.

A metamorfose, que inclui troca de nome (“Movimento” é uma opção), se dará com a adesão de membros do Agora!, do Acredito e do Livres, grupos que erguem a bandeira da renovação política, e com a possível fusão com a Rede.

A legenda da ex-senadora Marina Silva está com a sobrevivência ameaçada porque elegeu só uma deputada federal e, com isso, não superou a cláusula de barreira. A consequência é a restrição no acesso a recursos do fundo partidário e ao tempo de televisão.

Embora ainda falte a palavra final, tudo se encaminha para a união dos dois partidos. O molde também é incerto, já que, pela lei, só siglas com no mínimo cinco anos de registro podem se fundir. Oficializada em 2015, a Rede tentará na Justiça derrubar a regra.

“O PPS não está discutindo mudança por deleite de mudar, mas porque é necessário”, afirma Freire. A expectativa é que a aliança com organizações de oxigenação da política ajude a reformular os quadros, estabelecer nova ponte com a população e ter conexão maior com redes sociais.

“A sociedade brasileira não está majoritariamente nos extremos”, analisa Freire. “No primeiro turno, um movimento anti-PT deu impulso a Bolsonaro e, no segundo, um grande grupo votou em Haddad para ser anti-Bolsonaro.”

Para o cientista político José Álvaro Moisés, a existência de uma força de centro é estratégica para a sobrevivência da democracia brasileira. Mas sua chance de desaparecimento é real, adverte o pesquisador, caso lideranças não tenham capacidade de ouvir as bases e apresentar soluções para problemas na economia e na segurança pública.

“Uma condição fundamental é que as elites políticas e os partidos que se envolveram em corrupção venham a público assumir os erros e pedir desculpas”, afirma Moisés, professor aposentado da USP.

Ele diz que, sem uma reinvenção, o bloco de centro que historicamente tem uma posição mais apaziguadora corre o sério risco de ser superado pelas novas forças políticas.

“Não foi capaz de entender a natureza da crise e deixou um espaço que foi aproveitado por Bolsonaro e seus apoiadores. Tudo bem que foi uma campanha atípica; não era simples para os líderes de centro apresentar uma proposta, mas não era impossível.”

 

Notícias ao Minuto com informações da Folhapress

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate