Aos 129 anos de Proclamação da República, Marechal Deodoro volta a ser a Capital do Estado

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/97866-marechaldeodoro_jpg.jpeghttp://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/11/97866-marechaldeodoro_jpg.jpegAos 129 anos de Proclamação da República, Marechal Deodoro volta a ser a Capital do Estado

A primeira capital do estado de Alagoas voltou a ser sede do Governo do Estado por mais um ano nesta quinta-feira, dia 15 de Novembro, quando é comemorado 129 anos da Proclamação da República. A solenidade de transferência da sede foi realizada no Palácio Provincial do município, com as presenças do governador do Estado em exercício, Luciano Barbosa, do prefeito Cláudio Filho Cacau, diversas autoridades, vereadores e secretários de Estado e municipais.

Antes da cerimônia de instalação da sede do Governo, o prefeito Cacau e o governador em exercício Luciano Barbosa realizaram uma homenagem ao Marechal Manuel Deodoro da Fonseca depositando flores no busto localizado em frente ao Palácio Provincial. Em seguida, houve o hasteamento dos pavilhões.

Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, a celebração de 15 de Novembro e a transferência da sede do Governo para o município enaltece a cidade e fortalece a história do Estado.

“Hoje celebramos mais uma vez o 15 de novembro, data histórica e dona de um simbolismo muito forte para o nosso povo. Temos mais uma vez a satisfação de sermos a sede do Governo do Estado, exaltando nossa história como a primeira capital de Alagoas. É uma honra receber Vossa Excelência, governador Luciano Barbosa, e todas as autoridades aqui presentes. Celebrar o dia 15 de novembro é manter viva a história. É exaltar Manuel Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil, filho dessa terra. É celebrar a força do nosso povo. A coragem de homens e mulheres, que aqui escolheram fazer sua morada”, declarou o prefeito Cacau durante a solenidade.

Marechal Deodoro foi fundada em 1611 com o nome de povoado de Vila Madalena de Sumaúma. Foi a primeira capital da província de Alagoas, entre 1817 e 1839, quando a sede administrativa da província passou a ser Maceió. Em 1939, a cidade recebeu o nome atual, em homenagem a seu filho mais ilustre.

O governador em exercício, Luciano Barbosa, também destacou a importância da data para a história do Estado e do município de Marechal Deodoro.

“Nós trazemos para cá a capital do Estado de Alagoas. Quisera que todo 15 de novembro, Marechal Deodoro fosse a capital da República. Seria mais do que justo. O que podemos fazer é reconhecer essa terra, a sua história e a sua gente materializadas hoje em Deodoro da Fonseca que lá, nos anos de 1889, proclamou a República, corajosamente”, afirmou Luciano Barbosa.

Após a cerimônia no Palácio Provincial, as autoridades presentes, deodorenses e turistas assistiram ao desfile militar e das cinco Filarmônicas do município pelas ruas da cidade. As homenagens ao Proclamador da República foram finalizadas com um cortejo até a Casa Museu de Marechal Deodoro.

Ascom – Izabelle Targino

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate