Maceió avança e se torna a 2ª capital do NE no ranking de Cidades Inteligentes

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/07/MACEIO.jpgMaceió avança e se torna a 2ª capital do NE no ranking de Cidades Inteligentes

Maceió segue avançando no caminho rumo à condição de ser uma Smart City. De acordo com o ranking divulgado pelo portal Teleco, a capital alagoana ocupa o 2° lugar, entre as capitais do Nordeste, com maior oferta de serviços inteligentes ao cidadão, à frente de Recife, Salvador, João Pessoa, Teresina, São Luís e Aracaju.

A cidade de Maceió também é o 4º lugar no ranking no grupo das capitais brasileiras com mais de um milhão de habitantes, ficando à frente de cidades como Curitiba e São Paulo.

“O resultado do ranking mostra que estamos no caminho certo. Focamos no avanço e estamos trabalhando de forma integrada com vários órgãos e secretarias municipais, além de grandes parceiros, a exemplo do Sebrae. O empenho é para, por meio da tecnologia e da inovação, oferecer melhores serviços ao cidadão maceioense e criar um ambiente favorável para projetos e ações que tragam mais desenvolvimento para Maceió”, destacou o secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede.

A pesquisa da Teleco foi realizada com o objetivo de identificar as cidades do Brasil com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão, nas áreas de mobilidade urbana, saúde, educação, E-GOV e meio ambiente. Foram pesquisados os 100 maiores municípios brasileiros.

Maceió pontua com avanços como matrícula online, coleta seletiva, uso de aplicativos com serviços de transporte público, horários dos ônibus e bilhetagem eletrônica, além do uso de serviços online como emissão de licenças, certidões e boletos de tributos.

De acordo com o arquiteto e urbanista Messias Costa, assessor-executivo da Secretaria Municipal do Governo (SMG), a gestão do prefeito Rui Palmeira está determinada a ampliar o conhecimento sobre o assunto, investido em capacitações e na troca de experiências entre Maceió e outras cidades referências.

“Somos instigados diariamente a buscar soluções inteligentes, viáveis, planejadas, integradas e menos onerosas, para melhorar e facilitar a vida das pessoas da nossa cidade. E por isso, desde 2016, quando a discussão foi iniciada na gestão do prefeito Rui Palmeira, seguimos empenhados na busca de conhecimento sobre o assunto, na pesquisa de ferramentas que possam facilitar a implantação de ações, na troca de experiências em eventos e visitas técnicas para a consolidação dos nossos passos. O resultado tem sido pequenas conquistas e grandes benefícios para a população. Seguimos com este propósito”, afirmou Messias.

O conceito e as práticas para ser uma cidade inteligente exigem dos gestores o entendimento de que é preciso simplificar e desburocratizar a relação da população com a gestão pública. A cidade tem que permitir soluções que vão desde a disponibilização de dados para a geração de oportunidades de negócios e participação social, até o uso da tecnologia disponível e em franca evolução, para resolver questões triviais do cotidiano.

“Estamos dialogando com cidades como Florianópolis, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, conectando instituições e pessoas que podem significar boas parcerias para a gestão municipal. E assim, aos poucos, conseguiremos alcançar nosso objetivo, reconhecendo nossas potencialidades e primando pela prática da gestão pública comprometida em fazer o melhor para todos. As parcerias com instituições locais também tem fortalecido nosso trabalho”, complementou Messias Costa.

A Teleco é uma empresa de consultoria, fundada em 2002, proprietária do portal Teleco, maior portal de informações do setor de telecomunicações do Brasil com mais de 100 mil visitantes por mês.

Ascom Semec

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate