Grupo de Renan Filho terá duas ou três chapas de federal, avisa Carimbão

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/07/carimbao.jpgGrupo de Renan Filho terá duas ou três chapas de federal, avisa Carimbão

No mínimo duas, mas provavelmente três diferentes chapas para a Câmara Federal. Esse é o novo desenho que está sendo realizado por dirigentes de partidos que integram a base de apoio do governador Renan Filho (MDB), formado por pelo menos 16 legendas.

O deputado federal Givaldo Carimbão (Avante) avalia que a tese de um só chapão não deve prosperar por conta de uma limitação matemática: “atualmente legislação permite apenas, no caso de Alagoas, 18 candidatos para a Câmara dos Deputados por partido ou coligação, sendo que destes um terço ou pelo menos seis devem ser mulheres. No grupo hoje temos um número bem maior de candidatos. Teremos, portanto duas ou três chapas”, adianta.

Carimbão avalia que, em função de arranjos internos, o mais provável mesmo é que sejam formadas três chapas. “É claro que essa decisão depende da projeção de cada partido, de cada candidato. É preciso saber se poderemos ter um melhor resultado com duas ou três chapas”, aponta.

Carimbão tem defendido a formação de uma chapa que reuniria, além do Avante, o PT de Paulão e o PDT de Ronaldo Lessa, além de outros partidos.

Seria, como tem sido batizada nos bastidores, a “chapa dos lisos”.

Data marcada

O Avante, avisa Carimbão, só bate martelo na coligação proporcional no próximo dia 28, quando será realizada a convenção estadual do partido. Mas desde já o deputado adianta que no caso da disputa de estadual o partido está preparado para sair em chapa puro sangue ou em coligação com outros partidos – desde que exista conveniência política e eleitoral.

A chapa do Avante para a Assembleia Legislativa de Alagoas, acredita Carimbão, que terá mais de 15 candidatos, tem musculatura para fazer dois deputados. Se coligar, pode fazer mais. O puxar de voto, pela sua própria avaliação, será o deputado estadual Carimbão Junior, que vai para a reeleição. “Ele foi eleito nas eleições passadas com 15 mil votos. Nestas eleições deverá ter de 25 mil a 30 mil votos, mesmo sem ter o apoio de nenhum prefeito”, afirma.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate