Horta orgânica: aprendizes do projeto O Amanhã de Pindorama comercializam na Feira

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/04/11.jpgHorta orgânica: aprendizes do projeto O Amanhã de Pindorama comercializam na Feira

Em duas vertentes formadoras, a horta orgânica implantada no Centro Rural de Treinamento de Pindorama atua nos pilares agroecológico e empreendedor incentivando as crianças e adolescentes em formação no Projeto “O Amanhã” de Pindorama à descobrir o cultivo agrícola como atividade econômica.

Com uma política de plantio limpo, livre de defensivos agrícolas, os aprendizes aprendem na prática como plantar hortaliças orgânicas sob a orientação de um agrônomo da Cooperativa Pindorama. “As crianças participam ativamente de todo processo. Elas preparam o solo, separam as sementes e mudas, e colocam a mão na terra para plantá-las. Cada um cuida de sua planta, regando-as e adubando-as”, informou a coordenadora do Projeto, Janieide Pereira.

Com aulas diárias, todos os dias a turma confere o andamento da horta. “Nessa fase, as orientações se voltam para manutenção de uma horta saudável com irrigação na medida certa; verificação da qualidade do solo e presença de insetos” comenta a coordenadora.

Neste ano, a novidade na horta orgânica do projeto é o escoamento da produção para a Feira do Colono, que acontece toda sexta-feira, no período da tarde. Alguns do itens vendidos pelos aprendizes são: alface, rúcula, salsinha, coentro, cebolinha, repolho e couve. A ideia retrata o ciclo da vida dos agricultores: “como sujeitos da sociedade do futuro, essas crianças agregam experiência e maior consciência sobre a importância da produção no campo como sua fonte de renda e emprego. Além disso, as portas se abrem para criatividade no negócio”, completou.

A horta, ainda segundo a coordenadora do projeto, serve de objeto de estudo interdisciplinar, dando responsabilidades às crianças sobre cuidados com as plantas e a vida sustentável. “Além de colocar a mão na massa, os aprendizes dialogam sobre temas como alimentação, nutrição e ecologia. O objetivo é despertar a consciência ecológica dos pequenos e torná-los multiplicadores dessa prática”, finalizou Janieide.

O projeto “O Amanhã de Pindorama” conta com 50 crianças inseridas em atividades diárias de cunho socioeducativos e cooperativistas.

Assessoria

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate