Obra de acesso à Serra da Barriga inicia com serviços de terraplanagem e drenagem

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2018/03/melhoramewnto.jpgObra de acesso à Serra da Barriga inicia com serviços de terraplanagem e drenagem

A Serra da Barriga, em União dos Palmares, começa a deixar para trás os caminhos de barro que dificultavam o acesso dos moradores e visitantes. A obra de implantação e pavimentação dos 7,5 quilômetros foi iniciada este mês com serviços sendo executados na base do acesso.

Nos primeiros 2,5 quilômetros, sob fiscalização da equipe técnica do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), estão sendo executados os serviços de terraplanagem da via e a implantação dos bueiros, que integram o serviço de drenagem. Enquanto o trabalho acontece na parte inferior do acesso, os cinco quilômetros restantes, que compreendem o trecho de subida da serra, estão passando por um levantamento arqueológico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O secretário de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, explica que o trabalho dos especialistas é uma ação necessária para realizar a liberação dos trechos que serão pavimentados. “Os arqueólogos estão concluindo o levantamento e vão liberando por partes esse trecho da subida. É um procedimento normal e até agora não foi apontado nada que possa travar a obra”, informa o gestor.

Em relação ao tempo estimado para conclusão dos serviços, Amaral esclarece que o contrato da obra possui prazo de 240 dias, com previsão para julho deste ano. “Estamos trabalhando para concluir antes desse período, mas isso só será possível se a meteorologia ajudar e a chuva não atrapalhar o andamento da obra. De toda forma, vamos entregar esse acesso pavimentado antes do próximo dia 20 de novembro”, acrescenta o secretário.

Da parte urbana até a base da Serra, o trecho será em asfalto e dali até o platô, em paralelepípedos. A obra faz parte do programa do governo estadual Pró-Estrada, que já beneficia mais de 60 municípios de todas as regiões do Estado, com mais de 800 quilômetros de rodovias e acessos reconstruídos, vias urbanas pavimentadas e estradas construídas.

A obra de implantação e pavimentação do acesso à Serra da Barriga vai incentivar o turismo histórico e cultural na localidade, que recebe anualmente milhares de visitantes interessados em conhecer uma das maiores histórias de resistência à escravidão do mundo.

Fonte: Agência Alagoas

Author Description

Julio Elias

Sem Comentários ainda.

Participe do debate