Três décadas da banca da dona Marta

Três décadas da banca da dona Marta

“O trabalho da gente é isso aqui. Eu amo vender na feira!”, afirma dona Marta Sebastiana Siqueira de Araújo, que há 30 anos comercializa frutas e legumes no Benedito Bentes. Ela faz parte dos milhares de feirantes que têm muito o que comemorar no próximo dia 25 de agosto, o Dia do Feirante.

A história de toda a família está ligada à feira instalada no Benedito Bentes. O marido e conhecidos, que estavam fora do mercado de trabalho, se juntaram para fazer uma feira no local. Eles passaram na antiga Companhia de Habitação Popular de Alagoas (Cohab) para oficializar o comércio.

“Não tinha nada aqui no conjunto. Na época, eles disseram que feira de conjunto não prestava. Mas estavam todos desempregados. E eu, que trabalhava numa farmácia, deixei o trabalho para vir trabalhar com meu marido”, explica a feirante.

Durante as três décadas de comércio, eles criaram as duas filhas, hoje com formação profissional devido ao dinheiro da feira. “Começamos de baixo e ainda hoje estamos aqui. Devagarzinho, esperando algo ainda melhor. Aqui eu faço de tudo, só não faço dormir. Minhas filhas perguntam: ‘onde a senhora está?’, e eu digo que estou na minha segunda casa”, conta dona Marta Sebastiana.

Após 17 anos da sua inauguração, datada em 1987, o Mercado do Benedito Bentes passou a ser administrado pela Prefeitura de Maceió, que autorizou e organizou a feira livre de frutas e verduras na área externa, construída na década de 90. É lá onde a banca da dona Marta Sebastiana comercializa. “Só saio daqui quando for para uma viagem sem volta. E se eu achar alguém que me ajude a montar uma feira lá em cima, ainda continuo vendendo no céu”, brinca.

Sob administração da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), o Mercado e a feira funcionam de segunda a quinta-feira, das 5h às 16h, e sextas, sábados e domingos, das 5h às 13h.

__

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate