1º Genética Paulo Amaral oferta genética leiteira de precisão para o Nordeste

1º Genética Paulo Amaral oferta genética leiteira de precisão para o Nordeste

Palavra de ordem para quem investe no segmento leiteiro, produtividade tem sido objeto de perseguição entre os produtores mediante os desafios da pecuária de ciclo curto. Cada vez mais exigente, o segmento tem medido os retornos através dos animais que assumem a linha de lactação pela eficiência genética e longevidade produtiva.

Com animais funcionais, bem adaptados à região e caracterizados racialmente, segundo o produtor Paulo Amaral, a resposta vem rápido. “Cada vez mais, confirmamos a necessidade de se ter animais próprios para cada cenário. Não adianta esperar produtividade sem ter o gado adequado para o local. Uma fêmea precisa ter a genética leiteira de precisão para produzir bem no Nordeste”, chama atenção.

Terra de produtores leiteiros individuais acima da média, a cadeia alagoana tem demandado, justamente, animais compatíveis às adversidades climáticas, fenômeno que tem embarreirado a produtividade. “Os investimentos no mercado de genética tem potencializado bastante e até adiantado ganhos de três gerações, mas, ainda precisamos aliar material genético à animais bem caracterizados fenotipicamente, funcionais e resistentes à produção a pasto”, explica Paulo Amaral.

Eleito maior produtor individual de Alagoas, com produção acima de 10 mil litros por dia, o criador se tornou especialista em produzir em pleno cenário de estiagem ano após ano. “Tudo precisa ser bem direcionado e equilibrado: manejo nutricional, eficiência sanitária, sistema reprodutivo e controle de doenças, além das condições climáticas.

Uma mostra do trabalho de Amaral estará exposta durante o 1º Genética Paulo Amaral, durante a 35ª Expo Bacia Leiteira, em setembro. Na ocasião, o criador colocará a disposição uma seleção de fêmeas da raça girolando, com performance leiteira herdada de um projeto de criação iniciado há mais de 50 anos. Serão ofertados 200 animais, entre eles bezerras e novilhas da raça girolando nos graus de sangue 3/4 e 7/8. O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de setembro, na fazenda São Luiz em Monteirópolis.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate