Alteração de vacina contra febre aftosa está em avaliação, diz Ministério da Agricultura

Alteração de vacina contra febre aftosa está em avaliação, diz Ministério da Agricultura

Uma alteração na composição da vacina contra a febre aftosa, que tem sido vista como provável vilã na suspensão de importações de carne brasileira pelos Estados Unidos, “está em avaliação” pelo Ministério da Agricultura e ainda necessita de mais análises antes de ser efetivada, disse a pasta à Reuters nesta segunda-feira.

Um componente das vacinas, o adjuvante saponina, foi apontado pelo setor como o responsável pelo aparecimento de abscessos (“caroços”) na proteína, o que levou os Estados Unidos a suspenderem as importações de carne bovina in natura brasileira no mês passado.

“Mudanças na composição e na dosagem requerem novos testes para garantir a manutenção da qualidade da vacina”, disse o Ministério da Agricultura, em nota enviada após questionamentos da Reuters.

Mais cedo nesta segunda-feira, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) disse que as mudanças, que incluem a redução da dose de 5 ml para 2 ml, além da retirada do adjuvante saponina, deverão valer para a campanha oficial de vacinação de novembro de 2018.

“O desenvolvimento de uma nova formulação implica investimentos pesados por parte da indústria para adequação aos parâmetros de controle, porém mantendo a mesma eficiência e pureza da formulação atual”, disse, em nota, o vice-presidente executivo do Sindan, Emilio Salani.

A proposta foi levada ao Ministério da Agricultura durante a 6ª Reunião Extraordinária da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), realizada semana passada em Brasília.


Fonte: Reuters

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate