MST invade fazendas de amigo de Temer, de Ricardo Teixeira e da família de ministro da Agricultura

MST invade fazendas de amigo de Temer, de Ricardo Teixeira e da família de ministro da Agricultura

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realizam uma jornada de protestos nesta terça-feira (25) com invasões de propriedades e bloqueios de rodovias pelo país. Nesta manhã, integrantes do movimento ocuparam fazendas de um amigo do presidente Michel Temer, do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, e uma propriedada de empresa Amaggi, da família do ministro da Agricultura, Baliro Maggi.
Segundo o movimento, as ocupações e protestos são pela reforma agrária, contra o governo Temer e pelo combate à corrupção.
Veja como ocorreram as ocupações
Fazenda Esmeralda
Nesta manhã, o MST ocupou a Fazenda Esmeralda, entre Duartina e Lucianópolis, no interior de São Paulo. A propriedade pertence à empresa de arquitetura e engenharia Argeplan, que tem como um dos sócios João Batista Lima Filho, conhecido como Coronel Lima. Ele já foi assessor do presidente Michel Temer, de quem é amigo pessoal.
Segundo o movimento, cerca de 800 pessoas participam da ocupação. O MST divulgou nota dizendo que a invasão é parte da jornada de protestos em defesa da reforma agrária, contra o governo Temer e pelo combate à corrupção.
Fazenda da Amaggi
Em Mato Grosso, um grupo do MST ocupou uma fazenda que é propriedade da empresa Amaggi, da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A fazenda fica às margens da BR-163, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá.
A Amaggi ainda não se pronunciou sobre a ocupação da área, chamada SM 02, que é um dos latifúndios do Grupo Amaggi.
Segundo os líderes do MST em Mato Grosso, aproximadamente 500 pessoas do movimento participam da ocupação. Os trabalhadores não estipularam prazo para saírem da propriedade.
Fazenda Santa Rosa
O MST também ocupou nesta manhã a fazenda Santa Rosa, em Piraí, no Sul do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Militar, a propriedade seria de Ricardo Teixeira, que foi presidente da Confederação Brasileira de Futebol por mais de 20 anos.
A fazenda Santa Rosa tem aproximadamente 1,5 mil hectares e fica no distrito de Santanésia, área rural de Piraí, a 100 km do Rio. Cerca de 350 famílias participam da ocupação, segundo o movimento. De acordo com a assessoria do MST, eles chegaram por volta de 7h, montaram acampamentos no local, onde pretendem ficar por tempo indeterminado.

Base de Alcântara
Um outro grupo, que inclui membros do MST, também bloqueia acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado a 18 km de São Luís, no Maranhão. Segundo os manifestantes, o ato é em defesa de 200 comunidades quilombolas do entorno da base que, afirmam, podem ser atingidas pela possível ampliação do programa espacial por meio de parceria dos governos brasileiro e norte-americano.
O ministro da Defesa, Raul Julgmann anunciou esta permissão do governo do Brasil aos Estados Unidos no mês de maio deste ano. Segundo ele, França, Rússia e Israel também demonstraram interesse pelo CLA.

Fonte: G1

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate