Pindorama abraça projeto para implantação de cultura do eucalipto

Pindorama abraça projeto para implantação de cultura  do eucalipto

Sempre aberta a novos horizontes, a Cooperativa Pindorama recebeu, na manhã dessa quarta-feira (12), uma comitiva que traz à região uma nova possibilidade agrícola e econômica – o plantio de eucalipto. A visita faz parte de um projeto, já em curso há mais de 7 anos, desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) com o Sebrae, e, em parceria com os engenheiros florestais, doutores da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG), Acelino Couto Alfenas e Nairan Félix de Barros.

Inicialmente, os visitantes foram recepcionados pelo presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos e pelo vice-presidente e o diretor secretário, Carlos Roberto Santos e Antônio de Oliveira, respectivamente. Juntos assistiram a um filme documentário narrando a história da Pindorama. Além disso, através da apresentação do presidente anfitrião, os membros da comitiva tiveram a oportunidade de conhecer e se encantar com a trajetória dinâmica e de sucesso da Cooperativa.

Após esse momento, a comitiva, composta por José Nogueira Filho, vice-presidente da Fiea e por representantes da Clonar Resistência a Doenças Florestais e da Arbogen (empresa líder de mudas de espécies florestais), apresentou o grande potencial econômico do eucalipto, pois, além de ser de fácil cultivo, é tolerante à seca, pode ser usado para diversas finalidades e ainda possui um ciclo rápido e com grande crescimento volumétrico. Para José Nogueira, a “nova cultura pode ser a solução para a região”.

Em Pindorama, o objetivo é implantar um experimento clonal, com 100 variedades (brotos) de eucalipto, a fim de verificar a adaptabilidade desses clones. A ação faz parte do projeto já mencionado e conduzirá, na região, um estudo de 5 anos para acompanhar todas as etapas de desenvolvimento da cultura do eucalipto.

José Nogueira ainda acrescenta que “o projeto será muito importante, pois servirá como um agregador de valor, não só para a Cooperativa Pindorama, como também para toda a região, principalmente por promover a sustentabilidade no campo e ser mais uma opção agrícola”.

Antes de finalizar a visita, a comitiva dirigiu-se a uma aldeia de Pindorama, acompanhada do Gerente agrícola da Cooperativa, Danilo Wanderley, com a finalidade de verificar o local onde se dará o início do projeto.


Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate