Governo lança versão do Portal Alagoas em Dados e Informações

Governo lança versão do Portal Alagoas em Dados e Informações

Em comemoração ao bicentenário de Alagoas e aos cinco anos de existência do portal, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), lançou o novo layout do Alagoas em Dados e Informações, plataforma governamental que cataloga diversas informações socioeconômicas dos municípios alagoanos.

“Como o Portal está completando 5 cinco anos de existência em 2017, decidimos dar uma cara nova à plataforma, deixando-a mais leve e clean. Além disso, colocamos várias referências ao bicentenário de Alagoas”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.

O novo layout do Alagoas em Dados e Informações segue o padrão que o Governo adotou como premissa em seus outros portais: saem as páginas com cores pesadas, entram os espaços visualmente mais agradáveis. O conteúdo principal fica no centro, com rápido acesso para busca e links em ícones separados em temáticas de relevância para o Estado. Em geral, os ícones ficaram mais intuitivos, o que facilita a experiência principalmente dos usuários que ainda não conhecem a plataforma.

O secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, avalia que o Alagoas em Dados é, sobretudo, uma ferramenta importante para o fomento da pesquisa e da transparência na administração pública. Para ele, os cinco anos da plataforma só reafirmam a credibilidade que ela tem dentro e fora do Estado.

“É necessário que o Estado fomente a produção de pesquisas dando subsídios para isso. O Alagoas em Dados é um bom exemplo neste sentido. Agora, ficou ainda mais fácil e intuitivo o acesso para a população alagoana. O portal está bem bonito e deve ser conhecido”, completa Fabrício Marques Santos.

O portal

Em linhas gerais, o Alagoas em Dados e Informações é uma plataforma interativa para consulta e utilização de dados e informações socioeconômicas de Alagoas. Ele foi desenvolvido para que qualquer um, por meio de notas técnicas, possa conhecer um pouco mais sobre a economia e a sociedade alagoana.

Na plataforma, estudantes, pesquisadores e a própria população encontrarão informações como o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o Produto Interno Bruto (PIB), a localização de órgãos estaduais, dados do Samu, delegacias de polícia, escolas, além de mapas gerais do Estado.

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate