Terceira via pode reunir PSB, PSL, PHS, PTN e outros partidos para eleger até 3 federais

Terceira via pode reunir PSB, PSL, PHS, PTN e outros partidos para eleger até 3 federais

Enquanto o grupo do prefeito Rui Palmeira (PSDB) se reúne nesta sexta-feira, em Maceió, para tentar encontrar nomes para uma eventual chapa majoritária em 2018, caciques de partidos que estão ‘desgarrados’ tanto do governo de Alagoas quanto da prefeitura da capital acertam o passo na construção da “3a via”.

Um dos articuladores do grupo, avisa que “a terceira alternativa” está sendo criada visando inicialmente a eleição para a Câmara dos Deputados.

“Com o sistema de financiamento eleitoral baseando na votação para Deputado Federal, que será o método que definirá tempo de TV e rádio e o fundo partidário pelos próximos 4 anos, é justamente de Brasília que vem uma nova aliança que pode render frutos e promete eleger, pelo menos 3 Deputados Federais”, avisa o articulador.

As conversas envolveriam, a princípio, o ex deputado João Caldas (PSB), Marco Toledo que preside o Avante (antigo PTdoB), Marcos André (PHS) e abriram a possibilidade da construção de uma grande chapa capaz de arrebatar um terço das vagas de federal.

A coligação do PSB e Avante poderia incluir ainda Rede, Livres (antigo PSL), Podemos (antigo PTN), PPS, PEN e até o PDT numa chapa em que caberia JHC, Ronaldo Lessa e Heloísa Helena.

Prioridade

A princípio, a preocupação dos articuladores da 3a via é montar chapas proporcionais, independente da relação política na majoritária de cada um dos componentes deste grupo. Por isso, o grupo poderá incluir, além de JHC, Heloísa Helena, Rosinha da Adefal e o Deputado Ronaldo Lessa. Rosinha, eleitora da Renan Filho e Ronaldo que tende a marchar com o grupo de Rui Palmeira, teriam liberdade, assim como os outros candidatos de subir no palanque que quisesse.

Novos nomes

Além dos deputados de mandato outros nomes surgem como possibilidade na disputa de federal.

Nosso articular cita Thereza Collor, “que recentemente andou por Alagoas” e nomes como Omar Coelho e Rafael Tenorio (que assumiram o Podemos), Henrique Arruda, que foi candidato a vice de JHC em Maceió, Rodrigo de Neno ( Prefeito de São José da Laje), ambos pelo Livres.

Segundo o articulador, outros nomes foram ventilados, a saber: Regis Cavalcante, o secretário de agricultura Álvaro Vasconcelos (que busca partido), a ex-deputada Ziane Costa, o deputado Severino Pessoa, a ex-vereadora Elba (de Maragogi), Ricardinho Santa Ritta, a vereadora Silvaneide (de Matriz do Camaragibe), Genizete Lucena (ex-vereadora de União dos Palmares), a coordenadora da Secretaria Nacional de Juventude Juliana Ivo, Erasminho Dias (de Traipu), o ex-deputado Alves Correia, a ex vereadora Micheline Toledo (de Viçosa), a ex-prefeita dra Eliza (de Rio Largo), Junior Dâmaso (de Marechal Deodoro).

Edivaldo Júnior

Author Description

admin1

Sem Comentários ainda.

Participe do debate