Enquanto Renan tenta tirar Temer, Maurício Quintella se esforça para salvar presidente

Enquanto Renan tenta tirar Temer, Maurício Quintella se esforça para salvar presidente

Dois dos mais influentes políticos alagoanos da atualidade em Brasília estão rota de colisão.

Enquanto o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) trabalha para encurtar a era Temer, o ministro Maurício Quintella, dos Transportes, trabalha para barrar a denúncia contra o presidente na Câmara Federal.

A queda de braços, claro, terá repercussão na política local.

Um pode ganhar mais prestígio no Palácio do Planalto, enquanto o outro tende a ganhar a simpatia das ruas. Resta saber se os atos de hoje serão lembrados em 2018. A essa altura, o impeachment de Dilma Roussef, já não motiva mais tanto os eleitores nem para um lado, nem para o outro. O processo contra Michel Temer e seus desdobramentos, no entanto, está bem mais próximo das urnas.

As ações de políticos influentes como Renan Calheiros e Maurício Quintella podem ser decisivas para mandar Temer mais cedo para casa – ou não.

Na semana passada, Renan Calheiros deixou a liderança do PMDB no Senado e desde então tem atuado nos “bastidores” tentando encontrar uma saída para o Brasil, sem Temer.

Nesta terça-feira, Quintella assumiu o protagonismo dentro de seu partido, o PR, ao reforçar as articulações para tentar barrar a denúncia contra Michel Temer na Câmara dos Deputados.

O ministro, segundo registro feito por vários veículos, foi para audiência com Michel Temer acompanhado Valdemar Costa Neto. Condenado no mensalão, Costa Neto é considerado o principal cacique do PR.

Temer quer ajuda da bancada do PR, principalmente no plenário da Câmara, para garantir os 172 que previsa para evitar a abertura de inquérito no STF e seu afastamento da presidência.

A assessoria do presidente disse que “o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, tinha uma agenda com o presidente Michel Temer e trouxe o ex-deputado Valdemar da Costa Neto. Sobre o que foi discutido na reunião, procurar o Ministério dos Transportes”.

A “visita” de Maurício Quintella a Temer repercutiu em alguns veículos. Veja o registro do Blog da Andreia Sadi em O Globo:

Para derrubar denúncia, Temer se reúne com Valdemar Costa Neto

O presidente Michel Temer procurou nesta segunda-feira o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto em busca de votos do PR para tentar barrar a denúncia da Procuradoria Geral da República na Câmara dos Deputados. Temer quer ajuda da bancada do PR principalmente no plenário da Câmara.

Costa Neto, que foi condenado no mensalão, é o principal cacique do PR e exerce influência direta sobre a bancada na Câmara. Também passa pelo seu aval as principais indicações de segundo e terceiro escalão no Ministério dos Transportes – ocupado pela legenda.

Nesta segunda-feira (3), Temer convidou Valdemar para um encontro no Palácio do Planalto. A reunião não constou da agenda oficial, mas foi confirmada pela assessoria de Temer após questionamento da GloboNews.

Procurada pela reportagem, a assessoria do presidente disse que “o ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, tinha uma agenda com o presidente Michel Temer e trouxe o ex-deputado Valdemar da Costa Neto. Sobre o que foi discutido na reunião, procurar o Ministério dos Transportes”.

O blog procurou o ministro, que não respondeu até a publicação do post.

Leia aqui, na íntegra:

http://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/para-derrubar-denuncia-temer-se-reune-com-valdemar-costa-neto.html


Edivaldo Júnior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate