Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado

Seplag lança estudos socioeconômicos sobre o Estado

Estimular o uso da pesquisa como instrumento para o desenvolvimento de Alagoas. Foi com esse intuito que a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) lançou, nesta terça-feira (27), durante mais uma edição do Café com Planejamento e Gestão, seis novos estudos que podem subsidiar o fomento de políticas públicas no Estado.

Realizados em uma parceria entre o Núcelo de Estudos e Projetos (NEP), vinculado à Seplag, e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento das Políticas Públicas em Áreas Estratégicas do Estado de Alagoas (PDPP), os novos estudos trazem como temas a Pecuária Leiteira em Alagoas, as Comunidades Indígenas de Alagoas, o Canal do Sertão, a Economia Solidária, Microfinanças e, ainda, a Diversificação Produtiva Como Alternativa Para a Área Canavieira de Alagoas.

De acordo com o professor e presidente da Fapeal, Fábio Guedes, os trabalhos representam uma forma de fazer com que a administração pública busque na pesquisa científica o embasamento necessário para pensar o futuro de Alagoas.

“Não podemos deixar de exaltar esses trabalhos inéditos desenvolvidos por uma equipe pequena, mas muito qualificada, que já vem produzindo material substancial e oferecendo pontos de partida para políticas públicas. Esse material dá um novo fôlego nessa caminhada. Todos os órgãos e setores precisam conhecer esse material para construirmos juntos uma nova Alagoas”, afirma Fábio Guedes.

Segundo o titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, os trabalhos são importantes para que o Estado possa tomar conhecimento da realidade de algumas áreas de Alagoas e agir sobre elas, contando com o apoio de pesquisas que trazem dados de necessidades reais da sociedade.

“Temos procurado, cada vez mais, pensar a máquina pública e o Estado de uma forma inovadora, o contexto em que vivemos pede isso de todos os gestores. Esses estudos carregam em si a necessidade de estimularmos a pesquisa em Alagoas e de agirmos sob os nossos problemas com conhecimento científico, para que possamos solucioná-los de maneira eficaz e célere”, explica.

Café com Planejamento

Além de contar com o lançamento dos estudos, o Café com Planejamento e Gestão trouxe ainda uma palestra ministrada por Fábio Guedes sobre as políticas de fomento à pesquisa e inovação no Estado. Na oportunidade, o presidente da Fapeal apresentou aos técnicos alagoanos um pouco do que o Estado vem realizando na área de inovação, ciência e tecnologia sob as diretrizes do governador Renan Filho.

Em breve, todos os estudos desenvolvidos pelo NEP estarão disponíveis no site da Seplag.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate