Após “provocação” de Ministério, Alagoas dobra presença no Mapa do Turismo

Após “provocação” de Ministério, Alagoas dobra presença no Mapa do Turismo

Registrei aqui em fevereiro deste ano. Atendendo uma boa provocação do Ministério do Turismo, a Associação dos Municípios Alagoanos iniciou gestões junto ao governo do Estado – especificamente na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) para ampliar a participação dos municípios alagoanos no Mapa do Turismo Brasileiro.

O esforço do presidente da AMA se deu após reunião com o ministro do Turismo, Marx Beltrão: “Hoje são 28 cidades. Se depender do ministro, vamos incluir os 102 municípios. As cidades que estão no mapa pode receber recursos extra orçamentários, para a realização de projetos e eventos. Essa é uma iniciativa importante, na medida em que pode ajudar as prefeituras a capar novos recursos, especialmente num momento de crise como o que vivemos”, aponta Hugo Wanderley.

A iniciativa produziu bons resultados. Até agora, o estado registrou aumento de mais de 120% na inclusão de cidades alagoanas no Mapa. O balanço foi apresentado pelo secretário da Sedetur, Hélder Lima, nesta segunda-feira, 19, em reunião na AMA.

A boa notícia é que esses números podem melhorar – e muito. As prefeituras têm até o próximo dia 30 de junho para solicitar, junto à Sedetur, a inclusão no Mapa do Turismo.

Agora, a bola está com o ministro Marx Beltrão. Ele terá, como queria, a oportunidade de destinar mais recursos para os municípios alagoanos.

A importância do mapa

O mapa do turismo é o instrumento, no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define o recorte territorial que deve ser trabalhado prioritariamente pelo Ministério. É um instrumento de ordenamento e auxilia tanto o Governo Federal, quanto os Estados no desenvolvimento das políticas públicas para o turismo.

Somente cidades que estão no Mapa podem inscrever os projetos no Sistema de Convênios do Governo Federal para a análise técnica das propostas cadastradas, especialmente para a realização de eventos.

Em 2016, a Pasta do Turismo destinou R$ 14,3 milhões para 50 eventos realizados em vários municípios brasileiros. O MTur apoia cachês de artistas e bandas musicais previamente cadastrados no ministério; a divulgação do evento em rádio, televisão, jornal e revista; e a locação de gerador, banheiro químico, tenda e palco. A análise de custos dos itens de apoio ocorrerá durante a avaliação de cada proposta encaminhada.

LIMITE POR CATEGORIA – Em caso de aprovação da proposta, os valores variam de acordo com a categorização dos municípios no Mapa do Turismo Brasileiro. As cidades da categoria “A” poderão inscrever propostas de até 800 mil reais por ano, não podendo exceder R$ 400 mil por convênio. Os municípios da categoria “B” podem receber até R$ 500 mil por ano. O valor máximo por convênio é de R$ 250 mil e os que se enquadram na categoria “C” podem conveniar até R$ 400 mil reais por ano, sendo que cada convênio pode custar no máximo R$ 200 mil. Municípios da categoria “D”, que realizam eventos menores, podem receber até R$ 150 mil por ano em um único convênio.

Convênios para festas de aniversário das cidades poderão ser elegíveis, desde que as cidades estejam inseridas nas categorias “A” e “B” do Mapa do Turismo Brasileiro.

Presença ampliada

A Agência Alagoas registrou a apresentação do balanço da Sedetur na AMA. Leia:

Alagoas aumenta presença em 121,42% no Mapa do Turismo Brasileiro

Para apresentar os avanços de Alagoas no Mapa do Turismo Brasileiro, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, participou de reunião com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), nesta segunda-feira (19).

Atualmente, Alagoas conta com 62 municípios integrando o mapa, que funciona como base de orientação para o Ministério do Turismo (Mtur) no desenvolvimento de políticas públicas. Em 2016, apenas 28 municípios faziam parte da lista.

O avanço representa um crescimento de 121,42% e indica que 62 cidades adotam o turismo como um dos principais fatores para desenvolver a economia local, o que otimiza o repasse de recursos federais e investimentos em projetos.

Na ocasião, o secretário Helder Lima destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e a administração dos municípios para potencializar e regionalizar o turismo.

“Com um mapa que apresente de forma fiel a oferta turística de Alagoas, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados em parceria com o Governo Federal. Nesse sentido é de suma importância que os prefeitos e secretários de Turismo estejam atentos às demandas de seus territórios para fomentar as potencialidades turísticas de cada município e promover a interiorização do desenvolvimento”, ressaltou Helder Lima.

Os gestores interessados em cadastrar seus municípios devem procurar a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, localizado no bairro do Jaraguá. O período para cadastro para inserção no Mapa do Turismo segue até o dia 31 de julho.

Leia aqui, na íntegra: –EDIVALDO JÚNIOR Fonte: www.edivaldojunior.com.br

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