Maio Amarelo levará reflexão sobre atitudes no trânsito

Maio Amarelo levará reflexão sobre atitudes no trânsito

“Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Este é o tema do Movimento Maio Amarelo deste ano, comemorado internacionalmente, e que, em Maceió, também vem sendo bastante difundido pelos órgãos de trânsito.

O período voltado para a conscientização da redução de acidentes de trânsito é uma das grandes ações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Nesta quinta-feira (6), o órgão deu início aos planejamentos das ações com a apresentação do cronograma de atividades.

“O objetivo é estimular a participação popular para a construção de um trânsito mais seguro para todos. Por isso, o tema da campanha desse ano é ‘Minha escolha faz a diferença no trânsito’, trazendo como debate principal o uso do aparelho celular ao volante”, ressalta a diretora de Educação para Mobilidade Urbana da SMTT, Juliana Normande.

A SMTT vai realizar palestras nos principais pontos de circulação de pessoas na cidade, oficinas sobre a importância de não usar o celular dirigindo, além de ações que serão realizadas em parcerias com universidades e escolas. A programação será divulgada ainda neste mês.

“Usar o aparelho celular enquanto dirige não é uma questão de acidente, é uma escolha que fazemos e nosso foco é mostrar às pessoas a importância de deixar o aparelho de lado e evitar acidentes”, explica Juliana Normande.

Por que Maio?

A escolha do mês foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) que decretou a Década da Ação pela Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.

Por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Por que o laço?

O laço, símbolo do movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta à sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

Ascom SMTT

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate