De olho em 2018, Renan Filho começa 2017 com mudanças no governo

De olho em 2018, Renan Filho começa 2017 com mudanças no governo

Candidatíssimo à reeleição, Renan Filho começa 2017 preparando 2018. O começo do novo ano deve ser marcado pelas mudanças na equipe. O governador, segundo seus interlocutores mais próximos, já sabe quem vai sair. Falta bater o martelo nos nomes que vão entrar.

Entre as pastas que devem ter troca de secretários, estão Saúde, Trabalho, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo e  Assistência Social. Cultura e Esportes são “lembradas”, mas nada indica mudanças por lá – ao menos por enquanto.

A escolha dos novos secretários  – entre as opções que já estão na mesa do governador – depende ainda de “tratativas” políticas.

As mudanças servirão, principalmente, para acomodar novas forças políticas. Renan Filho quer recompor sua base, a partir da nova configuração política traçada nas urnas em outubro de 2016.

Se depender da vontade do governador, ele traz de volta para sua base o PDT de Ronaldo Lessa e o PT de Paulão. Renan Filho também “namora” o PSB do deputado federal JHC. A possibilidade de acordo com o ministro Maurício Quintella  (PR) está descartada.

Renan Filho já se acertou com Givaldo Carrimbão, trocando o comando da Seprev. As conversas com a bancada federal também passam pelo senador Fernando Collor, com o deputado federal Cícero Almeida, com os deputados Nivaldo Albuquerque e Rosinha da Adefal (suplentes no exercício do mandato) e, claro, com o deputado federal Marx Beltrão, atual do Turismo.

Investimentos

Se no campo político o governador ainda lida com incertezas, na área administrativa o ano deve ser de muitas realizações. O governo  começa o ano com recursos em caixa para a realização de obras e também para o reforço de ações na saúde, educação e segurança.

Em mensagem de fim de ano na TV, o governador fez balanço positivo das ações do governo até agora e anunciou o reforço em áreas nestas três áreas.  Renan Filho também deu pistas de que pode ampliar as contratações de pessoal no serviço público.

“Somos um governo com as finanças equilibradas e os salários em dia. E o ano novo vai nos encontrar prontos para avançar mais”, diz Renan Filho em mensagem de final de ano para os alagoano.

Em caixa

Na contramão da crise, Alagoas é o estado que apresenta hoje a melhor saúde financeira do país. O estado fecha 2016 com um superávit primário de mais R$ 1,1 bilhão e com recursos garantidos para tocar obras em diferentes setores e regiões.

Renan Filho parece apostar principalmente na melhoria dos serviços públicos e na realização de obras como principal estratégia para garantir sua recondução ao governo em 2018. Nesse caminho, as conversas políticas tem um grande peso, mas só devem se tornar decisivas mais próximas das eleições. Até lá o cenário político de Alagoas tende a mudar, ao sabor de operações como a lava jato e com a permanência – ou não – de Michel Temer na presidência.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate