Asplana apresenta ao governo projeto para renovação de canaviais

Asplana apresenta ao governo projeto para renovação de canaviais

Na quinta-feira, 29, o secretário de Agricultura do Estado, Álvaro Vasconcelos, recebeu, em seu gabinete o presidente da Asplana. Acompanhado de outros diretores da Associação dos Plantadores de Cana de Alagoas, Edgar Filho, foi propor o lançamento de um programa de renovação dos canaviais para pequenos agricultores.

Atualmente o governo do estado desenvolve programas semelhantes para outros agricultores, com a distribuição de sementes de milho e feijão e o inventivo para renovação de coqueirais, por exemplo.

Álvaro Vasconcelos acredita que é possível lançar o programa já em 2017:   “O governo já beneficia milhares de agricultores do estado com o programa de sementes. Acredito que o governador Renan Filho abraçará essa proposta, até porque o setor canavieiro é o mais importante do nosso estado e os fornecedores, em sua grande maioria são agricultores familiares que conseguem tirar em média um salário mínimo por mês com a atividade”, aponta Álvaro Vasconcelos.

A proposta, explica Edgar Filho, se dá em função do envelhecimento dos canaviais, que afeta especialmente os pequenos produtores. “Chegamos a produzir 25 milhões de toneladas de cana em Alagoas e, atualmente, produzimos apenas 16 milhões. Nosso canavial está ultrapassado e velho. Mas, quem sofreu mais com essa crise foram os pequenos fornecedores que não conseguiram mais manter o canavial”, aponta.

O presidente da Asplana diz  que a solicitação se dá em razão das ações que o governo vem promovendo para beneficiar outras culturas no Estado. como a distribuição de sementes: “Para os pequenos, a cana é o sustento de suas famílias. Por isso, formalizamos esse projeto ao secretário Álvaro Vasconcelos para que entregue ao governador Renan Filho, onde será verificada a viabilidade da ação”.

A ideia é que o programa atenda aos produtores com característica de agricultor familiar e que produza até mil toneladas de cana. Além da distribuição de sementes de cana, Edgar Filho avalia que é possível incentivar o plantio de grãos em áreas de renovação: “a cana-de-açúcar é a base de nossa economia e do sustento de mais de 7 mil famílias de pequenos agricultores. Renovar os canaviais vai oxigenar a economia do estado e melhorar a renda de milhares de pequenos produtores”, enfatiza.

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate