Dados apontam que expectativa de vida cresce em Alagoas

Dados apontam que expectativa de vida cresce em Alagoas

As informações das Tábuas Completas de Mortalidade do Brasil de 2015, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), demonstram que as políticas públicas da Saúde em Alagoas estão seguindo o caminho do desenvolvimento.

Alagoas apresentou um crescimento na expectativa de vida, passando de 70,8 anos em 2014 para 71,2 em 2015. Para os homens alagoanos, a expectativa de vida ao nascer também cresceu em relação ao ano anterior, mas ainda é baixa. Em 2014, a expectativa de vida era ainda menor, com, 66,2 anos.

As mulheres também tiveram um aumento na expectativa de vida em relação a 2014, quando era de 75,7 anos. O crescimento foi de quatro meses, maior que o crescimento apontado para os homens, que foi de três meses. Atualmente as mulheres alagoanas estão com a expectativa de vida de 76,1 anos, trazendo para cima a média geral do estado, que no ano anterior era o terceiro pior. Alagoas agora tem a 5ª menor expectativa de vida ao nascer.

De acordo com a técnica responsável pela Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, a assistente social, Elisabeth Toledo, o fato da média da expectativa de vida do homem ser quase uma década a menos que da mulher, deve-se muito mais ao fator cultural, do que a questão da saúde em si.

“Além da política nacional de saúde do homem ser bem mais nova que a da mulher, o fato dela viver uma média de 9,6 anos a mais, também se deve ao fator cultural. O sexo masculino tem preconceito em procurar ajuda, principalmente os usuários do Sus [Sistema Único de Saúde], por mais que o governo faça uma série de campanhas divulgando o quão positiva e necessária a prevenção é importante”, ressaltou ela.

Para a técnica da Sesau, as principais causas para que a expectativa de vida tenha crescido em Alagoas são várias, “a redução da mortalidade infantil; a opção das famílias em reduzir o número de filhos; a melhoria dos determinantes da saúde, que são saneamento básico, água potável, moram em casa de alvenaria, coleta de lixo, melhoria dos condicionantes da saúde, ou seja as pessoas incorporam a questão do autocuidado, as orientações de orientação e saúde são seguidas de uma forma mais compreendida,” informou Elisabeth Toledo.
Outro aspecto importante, segundo a assistente social, é a imunização, que hoje controla muito bem as doenças infectocontagiosas.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate