Empresários participam de Oficinas do Plano de Desenvolvimento Estadual, em Arapiraca

Empresários participam de Oficinas do Plano de Desenvolvimento Estadual, em Arapiraca

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) deram continuidade, nesta quarta-feira (23), às oficinas participativas previstas na construção do Plano de Desenvolvimento Estadual de Alagoas (PDE). Dessa vez, o encontro aconteceu em Arapiraca, na sede do Sebrae, com o intuito de ouvir os atores locais da região do Agreste.

Elaborado em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e Ministério da Integração Nacional (MI), o plano prevê a elaboração de um diagnóstico preliminar de cada região do Estado, definindo as prioridades locais com a apresentação de diretrizes e propostas.

Nessa fase, as oficinas buscam identificar os problemas e potencialidades da região, apresentando as principais instituições e indicadores como urbanização, educação, expectativa de vida, indicadores de saúde, dentre outros, que subsidiaram as oficinas.

De acordo com o empresário e vice-presidente da Federação de Associações Comerciais de Alagoas (Feder), Régis Albuquerque, as capacitações permitem a integração entre os empreendedores, o Governo do Estado e entidades federais.

“Este momento é muito importante, pois temos uma diversidade de atores locais e pessoas envolvidas no desenvolvimento do Estado. Nesse sentido, os planos estratégicos precisam ser feitos no campo, em contato direto com o público e ouvindo nossas necessidades, para que os resultados tenham efeitos reais no nosso cotidiano”, afirma Albuquerque.

Durante as oficinas, os participantes levantaram, ainda, sugestões e prioridades para os segmentos de Cultura, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

Os próximos encontros regionais acontecem em Maragogi e Delmiro Gouveia, nos dias 24 e 29, respectivamente.

Além das oficinas, foram realizadas entrevistas com lideranças e uma pesquisa on-line, dividida em 11 perguntas objetivas, que servem para orientar a elaboração de um instrumento para o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. O link para pesquisa está disponível no site da sedetur.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate