Seplag qualifica servidores para revisão do Plano Plurianual

Seplag qualifica servidores para revisão do Plano Plurianual

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) deu início ao segundo módulo das disseminações que vêm qualificando técnicos setoriais de órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A capacitação envolve o processo de revisão do Plano Plurianual (PPA) para o exercício de 2016 – 2019.

Durante os encontros, além de conhecer mais sobre o conceito, o histórico e as legislações pertinentes ao PPA, os servidores também discutirão sobre os programas referentes ao Plano.

Para Clara Valença, servidora da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), as disseminações fazem toda a diferença para o Estado, já que nivela o conhecimento dos órgãos participantes em prol de um PPA mais assertivo.

“Essa postura aproxima a Seplag das outras secretarias. Nós, da Selaj, que não temos muita atividade diretamente relacionada com o PPA, nos sentimos mais apoiados com ações como essa”, disse a servidora.

De acordo com o gerente de Monitoramento e Avaliação de Programas da Seplag, Bruno Pimentel, a oportunidade também é uma forma de ampliar a colaboração dos órgãos no que diz respeito ao atendimento das exigências legais e, ainda, o bom andamento do gasto público.

“Nas disseminações, estamos implementando também o Modelo de Monitoramento e Avaliação de Programas do PPA em conjunto com os servidores, o que vai auxiliar na tomada de decisões e na transparência dos próprios órgãos. Precisamos, cada vez mais, planejar e discutir lado a lado, só assim alcançaremos transformações sociais e econômicas expressivas para a sociedade”, afirmou o gerente.

O tenente-coronel da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), Cícero Jorge, que esteve presente na capacitação, comentou sobre a importância da iniciativa para a instituição: “É uma forma da PM interagir com a Seplag e aperfeiçoar as ações previstas no PPA, de se atualizar e ficar de acordo com os requisitos da corporação”, explicou.

Composto pelas metas, objetivos e diretrizes da administração pública, o Plano Plurianual deve ser encaminhado constitucionalmente até setembro de 2017. Para o secretário do Planejamento e Gestão, Christian Teixeira, o PPA precisa refletir, cada vez mais, a integração entre os órgãos estaduais e estar de acordo com a realidade dos cofres públicos.

“Precisamos de um Plano que possibilite, principalmente, a obtenção de resultados por meio de uma gestão criativa e econômica, sem que haja perda da excelência no serviço prestado. Tenho em mente que as disseminações são indispensáveis para o alinhamento dos órgãos e, por consequência, para a construção de uma realidade melhor a todos nós”, comentou o gestor titular da Seplag.

O período de capacitações acontece até a próxima sexta-feira (11) e se repetirá na próxima semana, sendo finalizado em março de 2017. A expectativa é que todos os técnicos setoriais envolvidos saiam do treinamento qualificados para o processo de desenvolvimento da revisão do PPA.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate