Agricultores comemoram aprimoramento técnico em II Seminário de Fruticultura

Agricultores comemoram aprimoramento técnico em II Seminário de Fruticultura

Com o propósito de fomentar a atividade de pequenos produtores e interiorizar o desenvolvimento econômico em Alagoas, o Arranjo Produtivo Local (APL) Fruticultura no Vale do Mundaú realizou, nesta quarta-feira (9), o II Seminário de Fruticultura, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.

Na ocasião, 120 produtores e estudantes da área participaram de um aprimoramento técnico voltado para o tema Sustentabilidade da Fruticultura e Respeito às Tradições.

“A realização de eventos como este possibilitam a convergência entre grandes parceiros, que, através de um trabalho integrado, permite o desenvolvimento dos arranjos locais e a ascensão social e econômica dos produtores”, afirmou a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Gisele Mascarenhas.

A gestora do APL Fruticultura no Vale do Mundaú, Valdelane Tenório, destacou a importância da realização do evento no Parque Quilombo dos Palmares, um solo marcado pela resistência do povo negro e dos trabalhadores alagoanos.

O primeiro painel, ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Mário Agra, teve como temática a Fruticultura na Meliponicultura, como uma alternativa sustentável para a melhoria de renda do produtor.

A segunda palestra, com o engenheiro Walter Sandes, apresentou a metodologia Bons Frutos, do Sebrae, que tem como foco técnicas de gestão de propriedade e o controle interno da produção.

Comercialização

Além da capacitação profissional, agricultores e artesãos tiveram a oportunidade de comercializarem seus produtos durante o evento.

“Estamos caminhando para a inserção em diferentes mercados e, por isso, muitas pessoas ainda não conhecem nossa produção. É importante novos meios de divulgação e comercialização que impulsionem nossas vendas”, ressaltou o presidente da Cooperativa Ecoduvale, de Santana do Mundaú, Inácio Francino.

A realização do evento conta com a parceria do Sebrae, por meio do projeto de Desenvolvimento Territorial (DET) do Vale do Mundaú e Vale do Paraíba, Sedetur, Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) e Fundação Cultural Palmares.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate