Emater/AL tem programação multitemática durante a Expoagro 2016

Emater/AL tem programação multitemática durante a Expoagro 2016

A 66º edição da Expoagro foi oficialmente aberta no domingo (23), no Parque de Exposições e Pecuária de Maceió, no Trapiche da Barra, trazendo aos visitantes oportunidades de negócios e exposições sobre os mais variados temas da área rural.

Já como uma tradição, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL) montou estande no evento, onde apresenta à população alagoana, as atividades, propostas e resultados alcançados ao longo do ano, em uma programação multitemática que vai até o final da exposição, no dia 29 deste mês.

Para o primeiro dia da Expoagro, o tema abordado pela Emater-AL foi ‘Práticas agroecológicas e alimentos orgânicos’. O Instituto colocou seus técnicos à disposição da população para tratar de temas como alimentação orgânica e segurança alimentar e nutricional. Além disso, foram distribuídas ao público mais de 200 mudas de plantas medicinais e nativas, como arruda, hortelã, cidreira, capim santo, ipês roxo e amarelo, saboneteira e pau-brasil, resultado de parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos (Semarh) e o Centro de Ciências Agráricas (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

“Senti uma recepção muito positiva das pessoas, que se interessam pelos temas e trocaram experiências conosco. Foram muitos atendimentos e conversas informais, que mostraram o interesse de quem vinha até aqui. As pessoas queriam orientações sobre construção de hortas, sobre a importância dos alimentos orgânicos. Foi muito bom, pois são temas essenciais, e o bom foi que não sobrou nenhuma muda, o que comprova esse interesse.”, afirma Maria da Guia Fonseca, coordenadora das cadeias da agroecologia e de sementes e grãos da Emater-AL.

Silvaldo Pereira, agricultor de Atalaia e que veio à exposição com os dois filhos, aprovou o que viu e, levou duas mudas de plantas arbóreas, uma de ipê amarelo (a craibeira) e outra de ipê roxo, para plantar em sua propriedade. “Tenho uma terra na beira do rio, em Atalaia, mas não tem sombra, então vou levar as duas mudas para que se tenha ainda mais natureza lá”, disse o agricultor.

Ainda no primeiro dia da Expoagro, esteve no estande, a convite da Emater, o agricultor familiar Sebastião Damasceno, de Santana de Ipanema, considerado o guardião das sementes crioulas em Alagoas (sementes nativas adaptadas a diferentes condições ambientais) e que trouxe mais de 50 variedades de sementes para apresentar ao público.

A programação da Emater continua nesta segunda-feira (24), com a cadeia produtiva da fruticultura; terça-feira (25), cadeia produtiva da apicultura; quarta-feira (26) e quinta-feira (27), cadeia produtiva do leite; sexta-feira (28) cadeias produtivas da mandioca e do arroz e, no sábado (28), a Emater apresenta, o projeto musical ‘O Amanhã de Pindorama – Jovens Rurais’, em parceria com a Cooperativa Pindorama.


Ascom Emater

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate