Pesquisa Gape mostra que diferença entre Rui e Cícero é menor do que no 1º turno

Pesquisa Gape mostra que diferença entre Rui e Cícero é menor do que no 1º turno

A primeira pesquisa de intenção de votos do Instituto Gape/TV Mar realizada no segundo turno das eleições municipais de Maceió foi divulgada neste sábado, 15, pela Gazeta de Alagoas. O levantamento mostra que se a eleição fosse hoje, Rui Palmeira (PSDB) seria reeleito prefeito de Maceió com 56% dos votos válidos. Cícero Almeida (PMDB) teria 44%.

Na pesquisa estimulada e onde aparecem todos os votos, o resultado é o seguinte: Rui Palmeira tem 47%, contra 37% de Cícero Almeida. 8% não votariam em nenhum dos candidatos, 6% não sabem e 4% não opinaram.

Se comparada com a pesquisa Gape do 1º turno, divulgada no dia 27 de setembro (ttp://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=294746), a diferença entre Rui Palmeira e Cícero Almeida diminuiu, nas intenções de votos totais . No levantamento do 1º turno, o tucano aparecia com 37% das intenções de voto contra 25% de Almeida. A diferença que era de 12 caiu para 10 pontos.

O resultado do Gape, embora mostre uma boa margem de vantagem de Rui Palmeira, aponta para uma eleição mais dura do que se imaginava,  até porque no segundo turno, um ponto vale dois. Entendeu? Se um candidato ganha um ponto, o concorrente perde necessariamente um ponto e a diferença aumenta dois ou diminui dois.

A diferença no patamar de 12% nos votos válidos tem animado a equipe de Almeida, que começa a semana numa ofensiva fazendo denúncias contra Rui Palmeira. Cabe agora à equipe do tucano mostrar sua reação. ´

Com uma semana de guia eleitoral, a equipe de Rui Palmeira não tem dado sinais de reação à pancadaria que o candidato vem sofrendo do adversário no rádio e na TV. Resta saber se a estratégia será mantida ou se o atual prefeito vai partir para o contra-ataque.

Sobre a pesquisa

O nível de confiança adotado é de 95% e a margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos. Foram realizadas 600 entrevistas, na última quinta-feira, dia 13 de outubro, em 30 bairros.

Os números são relativos ao resultado da pesquisa estimulada, aquela em que são apresentados ao eleitor os nomes dos candidatos e se referem aos votos válidos.

O resultado dos votos válidos na pesquisa espontânea, aquela em que o nome do candidato não é citado para o eleitor, Rui Palmeira tem 57% dos votos, contra 42% de Cícero Almeida.

O Gape perguntou também “se as eleições para prefeito em Maceió fossem hoje em quem o (a) sr.(a) votaria?”. Os resultados foram: Rui Palmeira tem 47%, Cícero Almeida 36%. 9% não votariam em nenhum candidato, 6% não sabem e 3% não opinaram.

O Instituto Gape avaliou ainda o que o eleitor pensa da administração do prefeito Rui Palmeira. Para 35% dos entrevistados, a gestão do tucano é boa; 25% consideram regular; 13% disseram que é péssima; 12%, que é ótima; 10%, ruim; 4% não opinaram e 3% não sabem.

De acordo com a pesquisa, 32% dos entrevistados têm 45 anos ou mais; 28%, de 25 a 34 anos; 23%, de 35 a 33 anos e 18% de 16 a 24 anos.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate