Raça Mangalarga Marchador cresce 20% ao ano

Raça Mangalarga Marchador cresce  20% ao ano

“O  gene da marcha já está presente no potro Marngalarga Marchador desde o ventre da matriz”. Essa foi a descrição utilizada pelo criador Edson Toledo , do Haras Etan, para facilitar a explicação do andamento desenvolvido pela raça, que vem conquistando milhares de criadores a cada temporada.

Segundo Edson, o último levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em 2015,  registrou um crescimento da raça em 20%. O número de criadores passou  para 12.700 e 540 mil animais foram reconhecidos.

“A raça tem alcançado índices acima do esperado no crescimento, presença de mercado e evolução genética. Isso é fruto do incessante trabalho na busca de aperfeiçoamento genético e e animais melhoradores”, comentou Edson.

Cada vez mais presentes nas fazendas,  para uso no trabalho, lazer e  passeio, o andamento marchado da raça e beleza estética, tecnicamente conhecido como  características zootécnicas, do cavalo marngalarga  marchador  são frutos de rígidos acasalamentos. “Acasalar marchador com marchador a certeza de alcançar  um animal nato para marcha é plena, e nisso estamos bem servidos”, comenta.

Assim como em outros segmentos da pecuária e agronegócio, o Estado de Alagoas também é referência  em genética manrgalarga, com garanhões, potros e potras sendo destaque em competições nacionais e bem avaliados em exposições. “Hoje o salto em qualidade genética que nossos criatórios deram já é realidade por produzirmos garanhões  e éguas de cabeceira, altamente valorizados no mercado”,  chamou atenção.

Quem for ao Parque da Pecuária no dia 28 de outubro vai poder conferir todos os atributos do legado da genética mangalarga marchador criado no estado durante o Leilão Marchador Alagoas.  Serão 40 lotes, com: .  Serão ofertados   potros, potras, cavalos e éguas montados, além de embriões.  Todos bem caracterizados por beleza zootécnica, qualidade de andamento, genética superior  e conforto que só o mangalarga propicia no ato da equitação.  O remate será transmitido ao vivo pelo site da Agreste Leilões a partir das 19h.

 —
Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate