Fazenda Recanto é berço do nelore Barros Correia

Fazenda Recanto é berço do nelore Barros Correia
No município de Chã Preta, no interior de Alagoas, a Fazenda Recanto se destaca pelas belas paisagens que nela se compõem. O local, que já foi engenho de açúcar, é o berço da genética nelore da família Barros Correia, que há 37 anos preparam seus animais com dedicação, ofertando uma linhagem diferenciada para criadores de todo o País.
Em 2016, a sétima geração Barros Correia comemora 190 anos de muito cuidado e preservação dos trabalhos que se iniciaram lá atrás. “É uma alegaria para nós, que estamos só de passagem por aqui. Mas esperamos continuar o trabalho que foi iniciado aqui pelo meu pai, Celso Barros Correia. A usina moeu aqui até 1970, quando se percebeu que pela topografia diferente do lugar a cultura da cana se inviablizava. Então meu pai começou a plantar capim e pastagem. Com a chegada dos três filhos, Celso Filho, eu e Ricardo, foi iniciado também a divisão do pasto e a evolução genética do rebanho”, conta Aloisio BC.
O trabalho continuado dos três irmãos fez com que a marca IBC ganhasse reconhecimento nacional. Na Fazenda Recanto, os animais estão inclusos no Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), e estão sempre sendo avaliados por técnicos qualificados, que garantem a qualidade do nome IBC.
 “A divisão de funções somam um trabalho diferenciado. Fazemos tudo com responsabilidade e paixão, mantendo a performance atualizada. Produzimos reprodutores e matrizes para outros criadores e para isso é preciso que se tenha uma genética atualizada, que é sinônimo de produtividade e funcionalidade, tanto nas fêmeas quanto nos machos”, explica Celso Barros Correia Filho.
Leilão tradicional
Com reconhecimento notório, a marca é referência quando se fala em qualidade genética. Toda a evolução do rebanho IBC é apresentada anualmente durante o Leilão Nelore Barros Correia, que recebe criadores de todo o País à procura de animais da marca IBC.
“Alagoas se tornou referência em genética. A cada ano vem tendo um acréscimo no valor da genética comercializada no Estado. Não pela demanda, mas pela evolução da qualidade genética. E nós ficamos muito felizes de ter participado disso e estarmos na vanguarda desse melhoramento genético”, acrescenta Ricardo Barros Correia.
A 15ª edição do Leilão IBC ocorre no próximo dia 22, a partir das 12h, no Parque da Pecuária, em Maceió-AL. O trio coloca no tatersal 100 touros com avaliação positiva, matrizes elite melhoradoras e matrizes criadas à campo, além de novilhas e bezerras e pacotes de sêmen de criadores convidados.  O remate terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural.
Serviço
Evento: 15° Leilão Nelore Barros Correia
Data/Horário: 22 de outubro, a partir das 12h
Local: Parque da Pecuária, em Maceió, durante a Expoagro
Com transmissão ao vivo pelo Canal Rural
Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate