Cai confiança do empresário de Maceió em agosto

Cai confiança do empresário de Maceió em agosto

A pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) sobre a Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), em agosto, em Maceió, apontou um percentual geral negativo, 0,45%. No entanto, a análise geral da pesquisa, considerando os subindicadores, demonstra que os empresários estão mais confiantes com o momento atual da economia e com o futuro.

O subindicador do índice de condições atuais do empresário do comércio apresentou um aumento de 3,03%, com uma melhora significativa em relação às vendas do comércio. E o índice de expectativas do empresário do comércio, que estima a expectativa dos empresários para os próximos seis meses, apontou acréscimo de 0,41%. Já o índice de investimentos dos empresários do comércio foi o único indicador que com retração.

Para o assessor econômico da Fecomércio, Felippe Rocha, apesar do leve aumento do consumo e das projeções positivas que os empresários fazem pelos projetos anunciados pelo governo e as reformas, o momento ainda não é ideal para retomada de investimentos, renovação de estoques e contratação de novos funcionários. “Há ainda muita ociosidade e, por isso, as contratações devem demorar a se recuperar na economia”, explicou.

A pesquisa do Instituto Fecomércio de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD) é realizada em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O levantamento aconteceu nos últimos 10 dias de julho. A pesquisa tem a capacidade de verificar sistematicamente o comportamento dos empresários (da curva de oferta da economia), estimando a retomada/depressão de investimentos, contratações, níveis de estoques e suas expectativas em relação às vendas e, também, sobre a economia brasileira e alagoana.


Ascom Fecomércio

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate