IMA recebe doação de veículo referente a TAC firmado com Sindaçúcar

IMA recebe doação de veículo referente a TAC firmado com Sindaçúcar

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL) recebeu, na última sexta-feira (8), uma caminhonete Amarok 4×4 doada pelo Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL).

O veículo foi adquirido após acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE) para recuperação de áreas de matas ciliares que haviam sido desmatadas para o plantio de cana-de-açúcar. O Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado com o setor sucroalcooleiro em 2009.

De acordo com o diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, o veículo irá reforçar o trabalho de fiscalização do instituto. “A caminhonete veio para somar. Faremos bom uso de mais este recurso colocado à disposição de nossa equipe, para que nossas ações sejam ainda mais céleres”, disse.

“A entrega do veículo é resultado de uma parceria que visa à proteção do meio ambiente. Isso é o mais importante”, disse Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar, durante solenidade de entrega da caminhonete.

A substituição das plantas nativas pela cana-de-açúcar tornou o processo de desmatamento da mata atlântica mais intenso. Foi justamente para diminuir os efeitos desse problema que o TAC foi firmado com o compromisso de que as usinas recuperariam parte da mata ciliar, criando assim corredores florestais.

TAC
O TAC é um documento assinado pelas partes que se comprometem a compensar os danos causados ao meio ambiente. Uma vez que o TAC é aprovado, o compromissário pode transformar até 70% do valor da multa recebida em algum tipo de compensação.

Entre as compensações possíveis, que inclui Plano de Recuperação de Área Degradável (PRAD), encontra-se também a doação de equipamentos que possam ser úteis para as ações dos órgãos públicos. O IMA já recebeu notebooks, GPS, máquinas fotográficas, drone, medidor da qualidade do ar, entre outros equipamentos que servem para que o órgão continue realizando trabalhos para promoção de uma sociedade mais sustentável.

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate