UPA assegura atendimento de urgência aos moradores da parte alta de Maceió

Unidade vai funcionar todos os dias da semana para assegurar atendimento de urgência Compartilhe: Facebook Twitter
UPA assegura atendimento de urgência aos moradores da parte alta de Maceió

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, inaugurada nesta sexta-feira (1º), irá qualificar o atendimento de urgência na parte alta de Maceió. Com isso, a expectativa é de que o fluxo de pacientes no Hospital Geral do Estado (HGE) seja reduzido, uma vez que a unidade realiza o atendimento intermediário entre a atenção primária e a média e alta complexidades.

Do tipo III, a UPA do Benedito Bentes tem a capacidade de atender até 450 pacientes por dia, nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. A unidade, que irá funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, é referência para o atendimento de pessoas com crise de pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

A unidade será mantida com recursos dos governos federal, estadual e municipal, sendo 50% do custeio realizado pelo Ministério da Saúde, 25% pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e mais 25% pela Secretaria de Saúde de Maceió. Entretanto, até que a UPA seja qualificada pelo Governo Federal, o Governo do Estado irá arcar com os 25% que lhe cabe, além dos 50% do governo federal.

Durante a solenidade de inauguração, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, ressaltou que a UPA representa um avanço na assistência à população. “O bairro do Benedito Bentes é um dos mais populosos da Maceió. Com a abertura dessa unidade, os moradores do bairro e adjacências ganham em resolutividade e não precisam se deslocar para unidades de referência, a exemplo do HGE, para receber atendimento”, explicou a secretária.

Rozangela Wyszomirska ressaltou que a gestão estadual, capitaneada pelo governador Renan Filho, está comprometida em realizar uma verdadeira revolução na estrutura da saúde, dentro da proposta de construção de uma nova Alagoas. “Serão construídas duas novas unidades na parte alta de Maceió, o Hospital Metropolitano e o Hospital da Criança, com recursos próprios do Estado”, destacou.

A secretária salientou que os investimentos na estrutura passam de R$ 100 milhões e unem-se à aplicação de recursos já empregados em obras importantes, como a reforma e ampliação da Maternidade Escola Santa Mônica, localizada no bairro Poço, em Maceió, e que se notabiliza como referência no atendimento a gestantes de alto risco.

“Historicamente, em Alagoas a saúde foi tratada com improviso e pouco planejamento. A gestão estadual de saúde está comprometida em construir uma nova Alagoas, onde a estrutura disponível para a população ultrapasse a mesquinhez política e torne-se referência para esta e as futuras gerações”, reforçou Rozangela Wyszomirska.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate